Exposição O Lado de Lá – Angola, Congo, Benin celebra o mês da consciência negra
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição O Lado de Lá – Angola, Congo, Benin, com cerca de 30 imagens, PB, do fotógrafo Ricardo Teles (Porto Alegre, RS,1936). As imagens foram realizadas entre 2005 e 2010 em diversos locais da África e revelam elementos e simbologias culturais que conectam estes países ao Brasil.
Ricardo Teles afirma que O Lado de Lá tem como foco reencontrar o conhecimento no Brasil sobre a África através de um ensaio fotográfico que retrata o cotidiano dos países de origem das populações afro-brasileiras, especialmente em pontos marcantes da África ligadas a nossa história: Angola, Congo e Benin. É uma viagem ao passado que nos une no presente. A intenção é mostrar como andam hoje estas distintas culturas do lado de lá do Atlântico, e a troca, influência que o Brasil exerce além do passado e na atualidade destes locais.
Desde 1994, Ricardo Telles trabalha na cidade de São Paulo nas áreas de documentação e fotojornalismo, com publicações periódicas em diversos jornais e revistas nacionais e estrangeiros, editoriais e institucionais. Foi fotógrafo independente para o grupo Estado (Agência Estado e os jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde) entre 1994 e 2000. No mesmo período, colaborou com várias publicações como as revistas Terra, Época e Caras, entre outras. Atualmente, além de dar continuidade a projetos autorais, realiza trabalhos institucionais e corporativos com destaque a documentação da indústria brasileira. É colaborador da agência de fotografia FOCUS de Hamburgo, Alemanha, e sócio fundador da associação Arcapress de fotógrafos documentais brasileiros.
Autor premiado de diversos livros fotográficos, Teles tem obras nas coleções Pirelli/MASP e no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
De 20/11 a 09/01/2011
Terça a Domingo, das 10:00 às 18:00
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 São Paulo, SP – Tel. 11 3324-1000
Ingresso: R$ 6,00 – Grátis aos sábados
Fonte: Pinacoteca do Estado de São Paulo