Palestra Desenhando São Paulo desvenda cartografia histórica da cidade
Quem foram os pioneiros cartógrafos, topógrafos, engenheiros, editores, litógrafos, europeus e brasileiros, que se dedicaram a “desenhar” a cidade?
A resposta está na palestra Desenhando São Paulo, da historiadora Maria Lúcia Perrone Passos, no próximo dia 24, no Museu da Casa Brasileira.
A palestra é dirigida a arquitetos, urbanistas, arqueólogos, geógrafos, cartógrafos, geólogos, historiadores, engenheiros, sociólogos e ao cidadão também interessado em conhecer por onde caminha o traçado geográfico, sociopolítico e cultural de São Paulo.
A cartografia histórica, abordada na apresentação, registra as marcas da passagem do tempo, fornecendo subsídios para a compreensão de processos de ocupação e do crescimento da cidade. Ela ainda visa desvendar a evolução urbana de São Paulo por meio de plantas, planos, mapas e desenhos que abrem-se para mostrar seu vertiginoso crescimento, e de que maneira a “aldeia” de 26 mil habitantes do final de século XIX foi se estruturando até se tornar a metrópole cosmopolita do Quarto Centenário, em 1954.
Mestre e doutora em História Social pela USP, autora do livro Mapas da São Paulo “Desenhando São Paulo – Mapas e Literatura, 1877-1954” – Ed. Senac São Paulo e IMESP, Maria Lúcia acaba de receber o “Prêmio José Celestino Bourroul 2010”, da Academia Paulista de História, de melhor livro publicado em 2009 sobre São Paulo.
A palestra no MCB é promovida pelo site ARQ!BACANA e pelo museu.
Dia 24 de novembro
Desenhando São Paulo
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 – São Paulo, SP.
20h às 21h30.
Inscrição: R$ 30
Informações: 11 3078-2906
Inscrições pelo site www.arqbacana.com.br