Portal Energia apresenta três lugares de produção de energia solar
Por Portal Energia, de Portugal
Apesar da eficiência no aproveitamento solar ainda ser bastante reduzida e o investimento em energia solar ser elevado, a capacidade dos parques solares aumenta a cada dia.
Muitas são as empresas ou parcerias de empresas que projetam novos parques solares na expectativa de serem financiados pelos governos.
Parque Solar Fotovoltaico 46 MW – Amareleja, em Portugal
Atualmente, Portugal possui o maior empreendimento Solar em funcionamento do mundo, situado na região de Amareleja, em Moura.
A empresa Acciona Energia é a administradora do parque solar fotovoltaico da Amareleja, o maior em todo o mundo com este tipo de tecnologia, cuja construção demorou aproximadamente 13 meses.
O parque da Amareleja tem 46 MW de potência e a sua instalação produzirá 93 milhões de kWh, energia suficiente para suprir o consumo de mais de 30 mil lares portugueses, sendo evitada a emissão de 89.383 toneladas anuais de CO2.
Parque Solar Fotovoltaico 100 MW – Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
Neste momento, encontra-se em construção o que será em breve irá superar o Parque Solar Fotovoltaico português, que se situará em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A Masdar, empresa de Abu Dhabi especializada em energias renováveis e alternativas, juntou-se às europeias Total e Abengoa Solar para investir naquele que será o maior parque solar de concentração do mundo.
O investimento previsto é de 600 milhões de dólares, sendo que a unidade terá capacidade para gerar 100 MW.
O projeto será composto por 769 espelhos e capacidade de alimentar energeticamente 62 mil residências, em 2012.
Parque Solar Fotovoltaico 280 MW – Arizona, nos Estados Unidos
Outro projeto que após a construção será o maior Parque de Concentração Solar estará localizado em Arizona, nos Estados Unidos.
A previsão da entrada em funcionamento deste novo Parque Solar é em 2011, e terá uma capacidade instalada total de 280 MW, energia suficiente para 70 mil casas.
O Parque Solar irá usar o sistema proprietário Concentrating Solar Power (CSP) através da tecnologia desenvolvida por Abengoa Solar, e irá cobrir uma superfície de aproximadamente 1.900 acres.