Desenhar no Espaço: abstratos do Brasil e Venezuela na Pinacoteca
Rara coleção de abstracionistas brasileiros e venezuelanos da Coleção Patricia Phelps de Cisneros – Fundação Cisneros poderá ser vista no museu paulistano, de 27 de novembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011.
Com cerca de 80 obras, entre pintura, escultura, desenhos e objetos, a mostra exibe trabalhos realizados entre 1940 e 1990 pelos brasileiros Hércules Barsotti, Willys de Castro, Lygia Clark, Mira Schendel, Hélio Oiticica, Judith Lauand e Mira Schendel e pelos Venezuelanos, Alejandro Otero, Jesus Soto, Carlos Cruz-Diez e Gego (Gertrud Goldschmidt).
De acordo com Ariel Jiménez, curador-chefe da Cisneros e da exposição, esta traça um panorama da formação de uma era pós-moderna na arte sul-americana, indo além do diálogo sobre o percurso da arte abstrata no Brasil e na Venezuela.
Na exposição, o público poderá perceber pontos de encontro e divergências na produção brasileira e venezuelana com relação ao abstracionismo, método que surgiu na Europa entre 1910 e 1920 e que atingiu o ápice no Brasil entre as décadas de 1940 e 1970.
Para Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado, “a exposição apresenta um privilegiado momento da arte dos dois países. Com efeito, as décadas de 1950 e 1960 testemunharam, no Brasil e na Venezuela, o desenvolvimento de uma produção de matriz abstrata construtiva que se impõe, ate hoje, não só como referencia histórica, mas como paradigma para inúmeras poéticas subsequentes. As emblemáticas obras que compõem a exposição – exemplos excepcionais da melhor produção de cada artista participante –, no dialogo proposto pela cuidadosa e estimulante curadoria, certamente oferecerão ao publico visitante uma experiência única de sensibilização e conhecimento”.
27 de novembro 2010 a 30 de Janeiro de 2011
Desenhar no Espaço – artistas abstratos do Brasil e da Venezuela na Coleção Patricia Phelps de Cisneros
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02, Centro
Fone (11) 3324-1000
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (estudantes)
Aos sábados, entrada gratuita
Imagens: Reprodução