Essa semana estreia “Film Socialisme”, último filme do cineasta Jean-Luc Godard
Nascido em uma família burguesa, durante a Segunda Guerra Mundial, ele estudou Etnologia na Universidade Sorbonne. Foi durante essa época que Godard conheceu François Truffaut, Jacques Rivette e Eric Rohmer, com quem fundou La Gazette du Cinèma e trabalhou como crítico na importante revista cinematográfica Cahiers du Cinèma.
Em 1959, ele realizou seu primeiro longa metragem “Acossado” (1960), um grande sucesso de público e crítica, que também será considerado um filme emblemático do movimento cinematográfico Nouvelle Vague.
A partir desse momento, Godard inicia uma série de filmes onde ele pensa o cinema reinventando a forma narrativa: “Uma mulher é uma mulher” (1961), “O pequeno soldado” (1963), “Tempo de guerra” (1963), “O Desprezo” (1963), “O Demônio das onze horas” (1963), “Alphaville” (1965), entre outros.
Durante os acontecimentos de Maio de 68, Godard é um militante ativo e seu cinema se torna um meio de luta contra o sistema. Ele defendia um cinema idealista que permitiria ao proletariado obter os meios de produção e difusão.
Os anos 70 são anos de experimentação com o vídeo e durante os anos 80 ele se volta mais para um cinema de grande público, trabalhando com atores conhecidos. Como consequência recebe três indicações para Cannes com: Sauve qui peut la vie (1980), Passion (1982), Detective (1985) e ainda o Leão de Ouro em Veneza com Prenon Carmem (1983).
Nos anos 90 ele volta à experimentação e no início do século XXI ele aparece em dois filmes interpretando o papel dele mesmo: Le Fantôme d’Henri Langlois (2005) e “Fragmentos de conversas com Godard” (2008).
Em 2010 ele volta a direção com “Film Socialisme”, um filme que com a “marca Godard” que fala sobre o movimento, o mediterrâneo, um navio de cruzeiro. Dois irmãos que pedem explicações aos pais sobre temas sérios como a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
Mais um trabalho desse polêmico cineasta, reverenciado, odiado, mal compreendido, inovador. Jean-Luc Godard fez e continua fazendo a história do cinema.
Ficha técnica:
Film Socialisme (Film Socialisme)
País : Suíça, França
Ano : 2010
Gênero : Drama
Duração : 101 min
Direção : Jean-Luc Godard