Lançamento da jovem escritora Patrícia Lobo, apresenta J.J. e seu olhar sobre a vida e o amor em suas andanças pelas ruas de São Paulo, Londres e Nova Iorque
Lançando o seu primeiro romance pela Scortecci Editora, a paulistana Patrícia Lobo presenteia o leitor com as experiências de Joaquim Jersey, artista gráfico também conhecido como J.J., que descobre um universo introspectivo, profundo e sensível ao se jogar em relacionamentos conturbados e cheios de dúvida durante suas passagens por São Paulo, Londres e Nova Iorque. A escritora fragmenta em À Margem a vivência do personagem nas três grandes metrópoles e leva o leitor a desfrutar um período marcante de sua história, seus pensamentos e seus encontros com ardentes mulheres, e deixa registrado um traço forte de sua personalidade: uma rara e excêntrica sinceridade que quase sempre resulta em frustrações.
Entre Silvia e Estela, São Paulo e Londres, culminando com seu encontro com a belíssima Andressa e, ainda, na Big Apple em meio à sedução ambiciosa provocada por Wall Street, a trajetória amorosa de J.J. tem desdobramentos como uma morte insistentemente adiada. E o leitor tem essa sensação a cada capítulo, que é iniciado pelo repetido bordão Que a morte o separe!. Ele sente um incomodo muito grande em relação às exigências mundanas e sociais, se colocando à margem do cotidiano normal. Todos nós nos sentimos assim em algum momento da vida e essa quebra, assim como ocorreu com J.J., é irreversível. Estar à margem nos coloca em uma rotação contrária a do planeta, nos movimenta em direção oposta à sociedade e seu mesmo pensar, nos permite quebrar paradigmas e nos oferece uma liberdade assustadora em todos os aspectos, comenta a autora. J.J. ainda é marcado por um amor inatingível, revelado-se para si mesmo o desconforto provocado por suas escolhas, a autosabotagem e a solidão.
A narrativa obsessiva de Patrícia Lobo não dá repouso ao leitor. Conduz-nos a todo o momento por um mundo de imagens em caleidoscópio, estilhaços da realidade urbana que trafegam no interior dos personagens. Colagens da cultura pop e outras tantas referências do repertório visual das grandes cidades atravessam ruas, avenidas, bares, hotéis, escritórios, em meio a citações de Sam Shepard e John Fante. J.J. é um sonhador apaixonado, um pedaço de ser humano tão transparente quanto complexo que nos diz a todo instante que não é difícil ser, estar ou realizar. Para isso basta caminhar. Porém, a aceitação é a maior de todas as questões. J.J., talvez, seja o último romântico em um mundo de faz de conta, onde as relações estão escondidas por um véu rasgado pelo medo do que pode se tornar uma deliciosa possibilidade.
Paulistana, nascida em 1982, Patrícia viveu e estudou em Londres, onde também escreveu uma parte do seu primeiro romance, À Margem. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalha no mercado editorial como designer há mais de dez anos. Colabora com textos em editorias de cultura. Também trabalhou em produções teatrais e cinematográficas.
Serviço:
Título: À Margem
Autora: Patrícia Lobo
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 128
Editora: Scortecci Editora
Disponível na Livraria da Vila e à venda pelas lojas online das livrarias Cultura e Martins Fontes (www.livrariacultura.com.br e www.martinsfontespaulista.com.br)
Preço: R$ 19,00