A preciosa região apresenta todas as suas faces, unindo turismo a diversos quesitos
Pouquíssimas regiões da Europa, quiçá do mundo, possuem um panorama tão rico de opções turísticas como a Borgonha, na porção central da França. Conhecida principalmente por seus vinhos, a região oferece uma grande diversidade de seleções em passeios, cultura e gastronomia, configurando na opção ideal para os turistas que estiverem à procura daquele “algo mais” em sua próxima viagem.
Com aproximadamente 31,5 mil km2, a Borgonha começou sua história como um ducado no ano de 880, passando por nove dinastias diferentes até o dia de hoje, restabelecido pela Casa de Bourbon como um título-cortesia, para manter viva a chama da tradição. Embora uma pequena parte do território original do ducado de Borgonha esteja hoje incluída na região de Champagne, a Borgonha que encanta o mundo com seus vinhos complexos e deliciosos engloba os departamentos de Côte-d’Or, Nièvre, Saône-et-Loire e Yonne.
Naturalmente, um dos destaques da Borgonha são suas rotas de vinhos, repletas de vinícolas, restaurantes e espaços dedicados à degustação e aos vinhedos de alguns dos mais famosos vinhos do mundo.
Do norte ao sul da região, é possível explorar as regiões de Chablis Pouilly-Fumé, Gevrey-Chambertin, Pommard, Mercurey e Pouilly-Fuissé, entre muitas outras, em um cenário permeado por castelos, casebres bucólicos e vinhedos até onde o olhar alcança. São seis as principais rotas da Borgonha: Yonne (que passa por vinícolas em Chablis e museus da região), Crémant (para conhecer onde e como é feito este leve vinho espumante), Encostas Pouilly-Sancerre (com degustações e visitas às caves das principais vinícolas da região), Grand Crus (para descobrir o melhor da Borgonha em uma série de programas diferentes, por helicóptero, balão, van e bicicleta), Grandes Vinhos (com cursos de enologia e visitas a relíquias francesas) e Mâconnais-Beaujolais (com múltiplas atividades e visitas).
Além de seus vinhos, os borguinhões têm muito orgulho de sua gastronomia, com deliciosas receitas típicas que figuram nas cozinhas e restaurantes da região – incluindo cerca de trinta estabelecimentos com estrelas no renomado Guia Michelin.
Do restaurante estrelado ao pequeno e descontraído, a reputação gastronômica da Borgonha é fruto de produtos de altíssima qualidade e chefs que mantém vivo o característico sabor da região. Três de seus pratos mais clássicos, Escargots à la Bourgogne, Boeuf Bourguignon e Coq au Vin são frequentemente reproduzidos nos inúmeros restaurantes franceses do Brasil, enquanto outros itens de seu cardápio envolvem com a mesma intensidade de seus vinhos, incluindo Ovos en Meurette, Frangos de Bresse, Andouillete ao Chablis, e um surpreendente prato de queijos borgonheses, époisses, cîteaux ou chevreton de Mâcon.
De suas florestas de Morvan e Othe, além de regiões de calcário em Vézelay, Puisaye e Châtillonais, a Borgonha conta com mais de 150 variedades de cogumelos, que crescem de acordo com a estação e a região. Para consumi-las ao natural é preciso ter muito cuidado e questionar sempre um conhecedor, já que nem todas as espécies são comestíveis e deliciosas: algumas são venenosas e outras alucinógenas. Mas não há razão para preocupação, uma vez que os farmacêuticos de Borgonha já estão acostumados a selecioná-las das mãos dos turistas.
As trufas, este ouro tão precioso da alta gastronomia, são provenientes de Auxois, próximo a Tonnerre, e a Floresta Is-sur-Tille, ao norte de Dijon – cidade onde são feitas as mais saborosas mostardas.
Para mais informações, acesse br.franceguide.com/