Há algo estranhamente impressionante em lugares abandonados. Seja um cemitério de trens na Bolívia ou uma estação de metrô Art Deco embaixo da cidade de Nova York, cada local é um fragmento de história congelada no tempo.
Faça um tour por esses lugares hipnotizantes em todo o mundo, cuja beleza melancólica de uma lembrança pode ser tão marcante, quanto a camada de poeira nesses lugares.
Power Plant IM, Charleroi, BélgicaOriginalmente construída em 1921, a Usina IM costumava ser uma das maiores usinas de queima de carvão na Bélgica. Sua enorme torre de resfriamento (foto) foi capaz de resfriar 480.000 galões de água por minuto em seu auge. No entanto, grandes poderes vinham com grande poluição, e essa planta em particular foi responsável por 10% das emissões totais de dióxido de carbono em todo o país. Após protesto do Greenpeace, o local foi fechado em 2007. E, embora eles não possam mais fornecer eletricidade, as torres abandonadas ainda oferecem muitas paisagens estranhamente belas.
Valle dei Mulini (vale dos moinhos), Sorrento, ItáliaLocalizados em uma profunda fenda criada por um terremoto pré-histórico, os edifícios do Vale dos Moinhos são bem modernos se observados pela perspectiva das ruínas italianas. Enquanto os próprios moinhos foram construídos utilizando-se pedra no século 13, o local só foi abandonado em 1866 (devido à construção da Piazza Tasso acima do desfiladeiro). Os prédios de pedra rapidamente se cobriram de vegetação que floresceu na fenda úmida, fazendo o vale parecer ter sido usado por séculos.
Os Fortes do Mar de Maunsell, Inglaterra
Embora pareçam adereços de uma adaptação cinematográfica de H.G. Wells, essas gigantescas torres de metal no estuário do Tamisa foram na verdade construídas para proteger a Inglaterra dos ataques aéreos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Os fortes foram descomissionados na década de 1950, e as torres abandonadas foram usadas por operadores de rádio piratas nas décadas seguintes.
Grande cemitério de trem, Uyuni, Bolívia
O Salar de Uyuni é conhecido principalmente por ser o maior salar do mundo, com suas belissímas salinas e lagos vermelhos. Mas a região boliviana tem outra atração turística incomum – um “cemitério” de trens abandonados e antigos. No início do século 19, planos foram feitos para estender a rede de transporte de Uyuni e construir mais trilhos de trem pela cidade, mas o projeto foi abandonado devido a dificuldades técnicas e tensões com os indígenas locais. Com pouco uso, os trens tiveram sua atividade extíta na década de 1940, quando os mineiros deixaram a cidade e os equipamentos ficaram no deserto. O tempo e os ventos salgados, desde então, corroeram os trens, resultando no Grande Cemitério de Trem que você vê hoje.
City Hall Subway, Nova Iorque
Pode parecer impossível encontrar tetos abobadados e candelabros no metrô de Nova York. A estação, projetada por Rafael Guastavino em 1904, abriu diretamente abaixo da Prefeitura. Infelizmente, os passageiros optaram pela velocidade ao longo do estilo, então a parada foi fechada em 1940, quando a estação da Ponte do Brooklyn cresceu. Hoje, os membros do Transit Museum podem visitar a estação, e alguns passageiros podem ter uma visão de sorte: Pegue o trem 6, que vai em direção ao centro, na Ponte do Brooklyn e tente dar uma espiada enquanto o trem passa pela joia subterrânea antes de mudar para a parte alta da cidade.
Estação Central de Michigan, Detroit
O que antes era um movimentado centro de negócios é agora um lembrete fantasmagórico do status econômico de Detroit. A Estação Central de Michigan recebeu centenas de trens todos os dias depois de inaugurada oficialmente em 1914. O tráfego ferroviário começou a diminuir, no entanto, e a estação lutou por várias décadas antes de fechar em 1988.
Kolmanskop, Namíbia
Você não imaginaria, olhando para ele agora, mas a cidade de Kolmanskop já foi o local de mineração de diamantes e extravagância em 1908. Mas uma vez que os habitantes descobriram mais diamantes ao sul de Kolmanskop, o local instantaneamente se tornou uma cidade fantasma. Agora é famosa por suas casas cheias de areia, que apareceram na tela várias vezes, especialmente Dust Devil (1993) e The King Is Alive (2000).
Bannerman Castle, Nova IorqueO imigrante escocês Francis Bannerman realizou seu sonho, coletando e vendendo bens excedentes do exército. Depois de uma grande compra após a Guerra Civil Hispano-Americana, Bannerman tropeçou em Pollepel Island no rio Hudson. Um lugar perfeito para erguer um castelo de estilo escocês e ampliar sua coleção. Ao longo do século 20, a estrutura passou por alguns desafios: uma explosão de pólvora, queda de uma balsa e fogo de três dias. Mas os esforços de órgãos de conservação têm protegido o castelo desde os anos 90 e hoje é aberto para visitas.
El Hotel del Salto, ColômbiaDurante os loucos anos vinte, essa estrutura foi construída como uma mansão de arquiteto – uma que deixaria Gatsby boquiaberto. Desde então, a estrutura do penhasco tem algumas grandes reformas. Tornou-se o Hotel del Salto de 18 andares na década de 1950, mas foi abandonado pouco depois e deixado para coletar musgo e contos de fantasmas e assombrações. Mais recentemente, foi convertido no Museu das Cataratas de Tequendama.