Em 03 de agosto de 2009 foi aprovado um projeto de ampliação do porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, durante a 149º reunião ordinária entre o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e a Diretoria da Companhia Docas de São Sebastião. E quem mais poderia ser convidado???

O porto de São Sebastião é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes de São Paulo. A empresa exerce também a função de Autoridade Portuária. Está na área considerada a terceira melhor região portuária do mundo, de acordo com o site oficial da empresa.

image

O documento aprovado leva o nome de “Plano de Desenvolvimento e Zoneamento” – o qual visa a ampliação da capacidade portuária, sua integração com o meio ambiente (claro!) e a cidade. O documento pode ser lido na íntegra, para acessá-lo clique aqui.

Bom, como todos sabem, essas grandes obras podem transformar o que hoje já está saturado em algo muito pior. Além dessa empliaçnao, outras obras como a ampliação do terminal marítimo da Petrobras, a unidade de tratamento de gás em Caraguatatuba, exploraçnao do petróleo da camada pré-sal, gasoduto e alcooduto, duplicação da rodovia dos Tamoios, nova entrada/contorno Caraguá/São Sebastião. Muitas pessoas defendem o desenvolvimento, mas para quem frequenta as praias de Ilha Bela, Maresias, Paúba, Santigao, Toque-toque, Gauecá, Juquey, Paraty, Trindade e todas as outras, e querem preservar o que resta da Mata Atlântica, recursos naturais e a biodiversidade marinha – devem fazer algo. Já!

Será possível velejar no canal nesse cenário?

image

E o que podemos fazer?

O mínimo é acessar esse link e fazer parte do abaixo-assinado, que hoje conta apenas com pouco mais de 2mil assinaturas.

E o que pode acontecer se você não fizer nada?

imageimageimageimage

Mais informações:

Instituto Ilha Bela Sustentável

Liquid Dreams – Surf Forecast

Porto de São Sebastião