Chef e proprietário do Restaurante Osteria dell’Angolo, o italiano conta sua história ao PPOW
Natural de Veneza, Alessandro Cucco é chef e proprietário do Restaurante Osteria dell’Angolo, localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro. A casa é reconhecida pela qualidade e sofisticação dos pratos típicos da Itália que saem de sua cozinha e prezam o verdadeiro sabor de receitas clássicas.
A frente do Osteria dell’Angolo desde 1992, ano de sua inauguração, o chef italiano começou a sua carreira trabalhando e estudando em sua cidade natal. Um dos toques especiais do chef é que ele cozinha somente o que gosta de comer.
Alessandro define a Osteria dell’Angolo como “um lugar feito para se sentir em casa, não pretensioso, comida clássica italiana feita com ingredientes de primeira e vinhos do mundo com especial atenção aos italianos.”
Conheça mais sobre Alessandro Cucco em sua entrevista ao PPOW:
PPOW: Como surgiu o interesse pela cozinha?
Alessandro Cucco: Naturalmente, sem pensar que poderia se transformar em um trabalho. Entretanto, de tanto mexer, acabei descobrindo um talento e também muito prazer no que faço.
PPOW: E sua formação profissional, como foi?
A C: Com muita dedicação, trabalhando com bons cozinheiros em Veneza e estudando. Também abri, muito jovem, meu primeiro negócio, o Restaurante Tende Rosse.
PPOW: Quais são suas influências gastronômicas?
A C: Os pratos típicos de Veneza. As receitas de família. As clássicas, as tradicionais. Sempre adorei experimentar. Só cozinho o que gosto de comer.
PPOW: Como você define sua cozinha?
A C: Uma cozinha das lembranças e memórias gustativas.
PPOW: Qual o prato que você mais gosta de fazer?
A C: Peixe e frutos do mar em geral.
Confira a receita do Tortelli di Taioba ao molho de gorgonzola e tomate semisseco.
PPOW: Algum ingrediente não entra em suas produções?
A C: Insetos…
PPOW: Fale um pouco sobre o seu restaurante?
A C: Tenho mais de um restaurante, cada um com características próprias. A Osteria dell’Angolo, o mais famoso, é um lugar feito para se sentir em casa, não pretensioso, comida clássica italiana feita com ingredientes de primeira e vinhos do mundo com especial atenção aos italianos.O Luigis e uma tratoria, um lugar de família, de redondeza, com uma excelente pizza e pasta artesanais.
PPOW: Como foi participar do Rota 25 e como foi o desenvolvimento do prato especial para o evento?
A C: Foi muito bom, principalmente pelo interesse que despertamos para a massa, meu prato favorito. Para um resultado harmônico, desenvolvi o prato juntando ingredientes brasileiros e italianos.
PPOW: O que o chef gosta de comer?
A C: Pasta, de todas as maneiras, sempre al dente.
PPOW: Fora da cozinha, o que você mais gosta de fazer, tem algum hobby?
A C: Sim. Esquiar e velejar. Infelizmente não tenho tempo para isso. Vou deixar para minha aposentadoria.
PPOW: Se você tivesse superpoderes o que você mudaria no mundo?
A C: Acabaria com as doenças.
O PPOW tem 4 canais principais: Brilhe, Explore, Inove e Prove. Indique para cada um deles uma palavra que tenha ligação com seu estilo de vida.
Brilhe: Explosão
Explore: Paladar
Inove: Vida
Prove: Sempre