Sustentabilidade que resulta em mimetismo perfeito com a paisagem árida do deserto do Atacama
Situado no norte do Chile, na cidade de San Pedro de Atacama, esse resort é um oásis em meio ao deserto. A região do Atacama é privilegiada por ser considerada a capital arqueológica do Chile, além da beleza inigualável de suas paisagens e constante céu azul. O esforço meticuloso dos proprietários para integrar o hotel a paisagem existente, com mínimo impacto sobre o meio-ambiente e com o cuidado de preservar a cultura local valeu a pena.
O projeto do Alto Atacama desert Lodge& SPA envolveu a experiência e talento dos melhores arquitetos chilenos, o resultado é tão surpreendente quanto a beleza que o cerca. A construção é tão harmoniosa que parece fazer parte da paisagem natural do local. Na região com o céu mais limpo do mundo, as luzes de LED foram instaladas a 45 graus para não competir com a luz natural das estrelas, promovendo um espetáculo à parte.
O cuidado com o meio ambiente se mostra em práticas simples como a reciclagem, uso de produtos de limpeza biodegradáveis, até o mais sofisticado sistema de tratamento para reutilização de água na tecnologia da irrigação. A comunidade local não foi esquecida, mais da metade dos funcionários são da própria região, recebem treinamento constante e tem a oportunidade de proporcionar um futuro melhor para suas famílias e ao mesmo tempo promover a cultura de seus antepassados.
O propósito do Alto Atacama é fazer com que os visitantes abram os olhos,
sintam-se conectados e explorem todas as facetas desse local extraordinário. Pensando nisso os hóspedes são incentivados a interagir com os moradores do local, em sua maioria de origem indígena, e ouvir suas histórias fascinantes. As atividades propostas incluem mountain bike, trekking, escalada no vulcão, passeio a cavalo nas dunas, visita aos gêiseres e as ruínas Incas. Os passeios são orientados por guias treinados.