Prestes a inaugurar, restaurante basco contemporâneo promove degustação especial
Com inauguração prevista para junho próximo, o Brasero Amatxu, restaurante inspirado pela gastronomia basca, vem apresentando delícias de seu cardápio em degustações em “petit comité” na casa de amigos. A estratégia promove assim o conhecimento e a divulgação das características dessa cozinha, além de criar saborosa expectativa pela abertura da nova casa.
O PPOW esteve presente a uma delas e revela aqui alguns destaques do Amatxu, termo que no idioma basco se refere à cozinha das mães. “O cardápio assume essa inspiração, mas traz uma apresentação contemporânea e acrescenta produtos locais, de acordo com o conceito do projeto de internacionalização do grupo espanhol proprietário da marca”, explica Mônica Freitas, sócia brasileira do restaurante.
Para a desgustação de que participamos, o chef Gustavo Ubarana, auxiliado por Mauro Sierro e Guilherme Vinha – recém-chegados de uma temporada de “imersão” na cozinha dos restaurantes do grupo na Espanha – vieram preparados para finalizar uma série arrebatadora de entradas ou tapas ou, mais especificamente,“pintxos”, como são conhecidas no País Basco, pratos principais e sobremesas.
Terrine de foie gras, manteiga com cardamomo, croqueta, tortilla com cogumelos, salada verde e lulas foram as entradas. Raviolone de queijo de cabra e nozes ao molho de cava (espumante espanhol) e carré de cordeiro com purê de grão de bico, os principais. E, ao final, sorbet de limão com castanha-do-Pará, torija e pantxineta.
Através das fotos, deguste os detalhes dos pratos que estarão (junto com os grelhados em técnica especial) aguardando pelos frequentadores do Brasero Amatxu, aberto para almoço, jantar e, segundo Monica, “a qualquer hora para uma cervejinha ou bom vinho acompanhados de pintxos variados, na melhor versão boteco basco”.
Terrine de foie gras com uva passa, vinho do Porto e cognac, manteiga com cardamomo e canela, azeite extra virgem espanhol.
Os pintchos: famosas no País Basco, as croquetas são empanadas muito macias por dentro (tipo de bechamel mais consistente), aqui com variação de recheios: jamon Pata Negra (presunto cru espanhol) e camarão. Ao lado, a tortilla, de batata e ovo (ingredientes dos mais usados na cozinha basca), com mix de cogumelos e pesto de hortelã com castanha-do-Pará.
Saladinha de folhas e crocante de lula.
O raviolone verde recheado com queijo de cabra e nozes veio coberto por molho de creme de leite e cava (espumante espanhol), obtido após horas de lenta redução no fogo, segundo explicou o chef Gustavo.
Carré de cordeiro assado com purê de grão-de-bico.
Sorbet de limão com castanha-do-Pará caramelizada; torija – brioche embebido em um tipo de creme inglês mais fino, preparado com carvão em brasa e tonka (uma especiaria); e pantxineta – massa folhada recheada com creme de pasteleiro e pera caramelizada.
O endereço do Brasero Amatxu é Rua José Maria Lisboa, 1065, Jardim Paulista, São Paulo, SP. O restaurante tem inauguração prevista para junho de 2011.
Fotos: Ivone Santos © I stop for photographs