João Armentano projeta um sótão para dizer que ser simples é um luxo
Com quase 300 metros quadrados à disposição na cobertura da bela mansão dos anos 40 e toda a liberdade para desenhar o espaço que quisesse, o arquiteto João Armentano não hesitou em fazer dele mais uma referência de conforto e criou um ambiente de escritório multiuso para a Hyundai Mostra Black 2011.
Na necessidade de definir o que é luxo, escolheu “ser simples”, em contraponto à tentação de rebuscar tanta área livre com uma profusão de elementos, ou seja, elegendo poucos e refinados componentes.
Então, em sua “simplicidade luxuosa”, Armentano trabalhou com o fundo branco (remetendo aqui a um de seus projetos primordiais, justamente um sótão com tesouras aparentes pintadas de branco, que fez enorme sucesso em época longínqua, quando a mostra Casa Cor era de fato feita em casas…) para tirar partido de elementos da estrutura da construção e acrescentar outros, como as paredes, em curva ou recortadas, e a bela e longuíssima bancada que atravessa uma delas, em dinâmico jogo de alturas, linhas e profundidades: arquitetura.
Para colorir o cenário? Muito simples: coleção de arte da melhor qualidade, aconchegantes estofados, poltronas de couro antiguinho de um lado, exemplares de design de outro, mantas, muitos livros, vasos, esculturas, flores, toques de humor. Tudo dosado para criar atmosfera e estética contemporâneas: bom gosto. E afinal, se simples ou não, fica para o visitante opinar.
Ambiente da Hyundai Mostra Black
Até 17 de julho de 2011
Rua Groenlândia, 448, Jardim Europa, São Paulo – SP
De terça a sábado e feriados, das 12h às 20h30; domingos, das 11h às 19h30
Ingresso: R$ 100 (meia entrada para estudantes e idosos; grátis para crianças até 10 anos)
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h às 19h30
Estacionamento no Hotel Unique, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4700, com transfer gratuito para a Mostra
Fotos: Alessandra Przirembel Angeli © I stop for photographs