Centro Cultural Banco do Brasil apresenta mostra em homenagem ao animador francês Michel Ocelot

azur-e-asmar

Entre 12 e 16 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta a mostra O Cinema de Michel Ocelot, que além de exibir os principais filmes do animador francês, revisita seus primeiros curtas-metragens. Todos os filmes terão sessões dubladas para o público infantil e menores de 10 anos não pagam entrada. 

azur-e-asmar

Ocelot, que hoje vive em Paris, passou sua infância na Guiné, na África, antes de se mudar para Angers, na França, na sua adolescência, e finalmente se fixar em Paris. A infância vivida na África o marcou profundamente e isso se reflete em vários de seus filmes, que tem temáticas africanas, seja da África negra ou da África árabe.

kiriku-e-a-feiticeira-c-divulgacao

Michel Ocelot ficou mundialmente conhecido em 1998, com seu filme “Kiriku e a Feticeira”, estrondoso sucesso de bilheteria, que o o fez lançar duas sequencias: Kiriku e os Animais Selvagens, codirigido por Bénédicte Galup e, por fim, Kiriku – Os Homens e as Mulheres.

kiriku-os-homens-e-as-mulheres

Em 2002, lança Príncipes e princesas, conto de fadas em um teatro de sombras, que utilizou animação de recortes. Seus próximos filmes foram selecionados para os maiores festivais do mundo, Azur & Asmar, seu quarto longa-metragem, foi selecionado para o Festival de Cannes e na mostra O Cinema de Michel Ocelot será exibido em 35mm dublado e legendado.

Em 2011, Michel Ocelot lança em 3D Contos da Noite, único longa-metragem francês a ser selecionado para concorrer ao Urso de Ouro na 61ª edição do Festival de Berlim.

kiriku-e-a-feiticeira

A obra de Michel Ocelot, ainda em andamento, impressiona pela beleza estética e as cores impressionantes. Mostrar seu trabalho e apresentá-lo ao público paulista é dar oportunidade a crianças e adultos de conhecerem e se maravilharem com um dos maiores animadores em exercício da atualidade.

principes-e-princesasA programação conta ainda com cinco curtas-metragens do início da carreira do diretor, incluindo Os três inventores, ganhador do BAFTA Film Award em 1981 e A lenda do pobre corcunda, ganhador do prêmio César, de melhor curta-metragem em animação, em 1983. Atualmente, Ocelot esta trabalhando em um novo longa-metragem, baseado na Belle Époque, de Paris.


No Dia das Crianças, 12 de outubro, será realizada gratuitamente a “Oficina de Stop Motion – Massinha Anima Mundi”, onde pequenos grupos criarão roteiros e personagens com massa de modelar, animarão uma cena em stop motion e o resultado ficará pronto na hora. A oficina é voltada para crianças a partir de 8 anos e cada grupo cria a sua animação em cerca de 40 minutos. O trabalho é realizado sob supervisão do time do Anima Mundi, que há 24 anos espalha pelo Brasil a linguagem da animação em diferentes plataformas.

 

Depois de São Paulo, a mostra O Cinema de Michel Ocelot terá uma itinerância no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, de 22 a 30 de outubro.

 

contos-da-noite

 

:: PROGRAMAÇÃO ::

2012 – Kiriku – Os Homens e as Mulheres 

2011 – Contos da Noite 

2007 – Azur & Asmar

2005 – Kiriku e os Animais Selvagens 

2000 – Príncipes e princesas

1998 – Kiriku e a Feiticeira 

1992 – O príncipe das joias (curta-metragem)

1992 – A pastora que dança (curta-metragem)

1992 – A bela dama e o feiticeiro (curta-metragem)

1983 – A legenda do pobre corcunda (curta-metragem)

1980 – Os três inventores (curta-metragem)

 

:: Serviço ::

O Cinema de Michel Ocelot de 12 a 16/10

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – CEP 01012-000 – Centro 

TEL.: (11) 3113 3651

Ingressos: R$5,00 e menores de 10 anos não pagam. 

Classificação indicativa: livre.

Funcionamento: de quarta a segunda – das 9h às 21h.

Acesso e facilidades para deficientes físicos 

Ar-condicionado

Cafeteria Cafezal  

Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos 

Rua Santo Amaro, 272

R$ 15,00 pelo período de 5 horas. 

(Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB)

Transporte gratuito até as proximidades do CCBB 

Embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272 e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB.

No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.