Carro é o primeiro dos 20 modelos que a marca alemã introduzirá no mercado este ano
Esportividade extrema, tecnologia inovadora e alto nível de segurança e conforto: a Audi traz para o Brasil o novo Audi A8 L, modelo top de linha da família A8, movido por um potente motor 6.3 litros de 500 cavalos e 12 cilindros em W, com 13 centímetros a mais de comprimento do que a versão atualmente comercializada e repleto de tecnologia de assistência ao motorista.
O A8 L 6.3 W12 é o primeiro lançamento da Audi este ano no país. De janeiro a dezembro de 2012, incluindo este top de linha, a marca alemã pretende comercializar 20 novos produtos, ou seja, deverá apresentar em média um veículo a cada 15 dias. Entre os lançamentos mais recentes destaques para o A6 Avant e os esportivos TT RS Coupé e Roadster, em fevereiro, e o SUV Q3 em maio.
A8 L acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos
O propulsor a gasolina do Audi A8 L 6.3W12, extremamente poderoso, é também leve e compacto. O arranjo em “W” é feito através de quatro fileiras de três cilindros cada, como dois blocos V6 juntos, com uma separação de 72º. A vantagem desse tipo de arranjo é o porte compacto do conjunto.
O motor aspirado de 6.3 litros, com injeção direta, produz 625 Nm de torque máximo, disponível a 4.750 rpm, e 500 cv de potência a 6.200 rpm. Números que lhe conferem desempenho de superesportivo: esta versão da Audi faz de 0 km a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e tem velocidade máxima controlada em 250 km/h. O consumo médio é de 8 km/litro (combinado cidade/estrada) e a emissão de CO2 é de 290 g/km.
Equipado ainda com tração integral quattro e câmbio Tiptronic de 8 velocidades, com controle por meio de alavanca seletora ou shift-paddles no volante, o modelo tem alta performance e dirigibilidade superior. A tração quattro permanente de série tem um caráter marcadamente esportivo, alterando a distribuição entre os eixos conforme a necessidade.
Carroceria com 13 cm a mais
A carroceria em alumínio mais uma vez define novos padrões na indústria automobilística. Há mais de 15 anos a marca dos quatro anéis introduziu a tecnologia da Audi Space Frame (ASF) para a produção em série com a primeira geração do A8. Neste modelo, a carroceria é feita toda em alumínio e somente as colunas B em aço de ultraresistência. É aproximadamente 40% mais leve comparada a uma carroceria similar em aço e ainda impressiona pela alta rigidez, segurança e excelente conforto acústico e vibracional.
Os 13 centímetros a mais deixaram o sedã com 5,27 metros de comprimento e 3,12 metros de distância entre-eixos, garantindo ainda mais conforto para os ocupantes. A altura é de 1,47 metro, a largura 1,95 metro e a capacidade do porta-malas de 510 litros. Tanto em comprimento como em largura o Audi A8 L supera seus concorrentes. Já em altura é mais “baixo” que seus rivais alemães, garantindo mais apelo dinâmico ao veículo. O acabamento das soleiras das portas é em aluminio e as rodas são de liga leve com 19 polegadas e pneus 255/45.
O veículo é equipado com faróis full LED, que possuem também a função de iluminação na neblina para qualquer tipo de condição climática. O alcance do facho de luz na neblina é de 60 metros- quatro vezes maior do que uma iluminação de nevoeiro convencional, além de utilizar menos energia.
Confira a galeria de imagens do modelo: