Um fantástico ensaio fotográfico dos franceses Fabrice Nadjari e Cedric Houin, em Wakhan.
O corredor Wakhan, localizado no canto nordeste do Afeganistão, é uma das regiões por onde menos passam estrangeiros. Os fotógrafos franceses Fabrice Nadjari e Cedric Houin decidiram explorar essa região e acabaram realizando um fantástico ensaio fotográfico intitulado Wakhan, An Other Afghanistan!.
A área rural, que tem cerca de 12.000 residentes em uma faixa de 140 milhas de terra, faz fronteira com o Tajiquistão, Paquistão e China, e possui uma mistura eclética de influências culturais. O ensaio retrata diversos aspectos da sua paisagem natural e cultural, e o destaque vai para a falta de contato dos habitantes do vilarejo com a fotografia e a sua reação diante dessa primeira visão.
Ambiciosamente, a dupla de fotógrafos tirou retratos com uma polaroide dos moradores e depois fizeram novas fotos com as pessoas segurando esses retratos, conseguindo captar bem a emoção desse grupo diante desse primeiro contato.
Uma curiosidade sobre as polaroides é que essas fotos sofreram uma reação química diferente da comum em função da altitude da região do vilarejo. O resultado final é que as fotos pareciam que haviam passado por um tratamento que atenuasse algumas cores, criando um aspecto de envelhecimento e degradação da imagem.
Este ensaio serve a um propósito maior, enfocando a cultura de um lugar não tão conhecido e livre dos conflitos políticos e religiosos do restante do Afeganistão.
Para conferir mais informações do trabalho, que resultou numa exposição que ocorreu até Maio em Nova York, clique aqui.
#fotografia