A empresa britânica Qinetiq desenvolveu um avião que utiliza energia solar para voar. Batizado de Zephyr, o avião considerado ‘eterno’ por não ter limite de tempo de voo, conseguiu terminar um teste no dia 23, no Arizona (EUA), depois de ficar por uma semana ininterrupta no ar. O teste só foi finalizado porque o avião quebrou todos os recordes de vôo ininterrupto autônomo, sem ter mais motivos para mantê-lo voando até o momento.
Um fato que ajudou o Zephyr a conseguir o grande desempenho foi o clima favorável. A luz abundante foi o suficiente para carregar as baterias de lítio-enxofre responsáveis por manter as hélices funcionando. No período noturno, a energia armazenada durante o dia era suficiente para o avião permanecer no ar.
A proposta desse modelo de aeronave é de uso militar, para operações de comunicação e reconhecimento. No entanto, os inventores acreditam que o avião deve ser utilizado em tarefas de observação. Para o projeto dar início as operações funcionais, o Ministério da Defesa do Reino Unido e o Departamento de Defesa dos EUA, devem em breve assinar uma autorização.