Lituânia, Estônia e Letônia revelam suas maravilhas após a queda da URSS
Nos anos de dominação soviética, o Leste Europeu era mantido escondido dos olhos do Ocidente e sua vocação turística sequer era explorada. Assim que os ares da democracia começaram a soprar nessa região, a curiosidade das pessoas foi despertada e as surpresas não paravam de surgir. Lituânia, Letônia e Estônia, pérolas banhadas pelo Mar Báltico, estão de portas abertas para receber visitantes do mundo inteiro.
Vilnius, a capital da Lituânia, remonta ao século 13. Construída na confluência de dois rios, Vilna e Neris, é rodeada por belas colinas arborizadas. Devido à sua beleza, a parte velha da cidade foi designada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Sua diversidade arquitetônica repleta de igrejas e torres, fortificações, pátios de retiros medievais e ruas estreitas são um testemunho da rica história do local. Entre as mais antigas construções góticas está um grupo de castelos construídos entre os séculos 14 e 16, dos quais se destaca o castelo medieval de Trakai, localizado em uma ilha em meio ao lago Galve.
Já Riga, capital da Letônia, prima pela arquitetura art nouveau, comparada às de Barcelona, Viena e São Petersburgo. Apesar de cosmopolita (a cidade abriga o centro financeiro do país), Riga exibe com orgulho algumas das mais importantes construções medievais da região, como a Catedral Doma, considerada a maior dos países bálticos, a Igreja de São Pedro e sua torre de 123 metros, e o Castelo de Riga.
A Letônia também impressiona por sua exuberância natural. O Parque Nacional Gauja, com uma área de mais de 900 km², reúne falésias de 90 metros de altura, rios límpidos, árvores centenárias e impressionantes penhascos em arenito. A beleza e o ótimo clima conferiram ao parque a alcunha de “Suíça da Letônia”.
Tallinn, a capital da Estônia aninhada no Golfo da Finlândia, surpreende os visitantes. A cidade é animada por inúmeros festivais, como de jazz, da cerveja e da música barroca. Distante apenas 80 km de Helsinque, Tallinn é bem moderna e frequentada por jovens. O Centro Histórico, designado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, abriga um castelo teutônico do século 13, que abre as portas para uma viagem no tempo.
Nos arredores, Kadriorg é uma região nobre, residência do presidente da Estônia, endereço de inúmeras embaixadas, museus e do parque Kadriorg, onde está localizado o palácio de verão do czar russo Pedro I. Uma construção imponente que reflete todo a opulência do poderoso governante.
Com a Cortina de Ferro descerrada, venha explorar o Leste Europeu e se surpreender com suas maravilhas. Para informações sobre roteiros e preços, ligue (11) 5052-4252 e 3384-7472 ou acesse www.donatoviagens.com.br