Está procurando um livro bem completo sobre vinhos do mundo todo? Quer entender a geografia do vinho?
Este é um espaço para falar sobre livros, sites e publicações sobre vinhos. A partir de hoje vou trazer sugestões e abro aqui um canal para que você também envie as suas! Assim, em pouco tempo, teremos uma biblioteca mundial super completa.
Mas vale um alerta! Use os livros, guias, sites e revistas especializados sim, mas para capturar informações. Não se esqueça de que quem deve ser o crítico final de um vinho é você, guiado por seu olfato e palato.
Para felicidade de iniciantes, iniciados e avançados no mundo do vinho, são inúmeros os espaços sobre esse assunto no planeta. E os principais primam pela riqueza de informações. Aliás, é esse o grande diferencial para uma publicação, não? Conteúdo!
Em qualquer profissão é necessário ter conhecimento e experiência para desempenhar bem seu ofício. Um piloto de avião tem que ter horas de vôo, assim como um interessado por vinhos precisa ter horas de leitura e degustação para desbravar esse universo sem fim de novidades. O Brasil é um fenômeno, um dos principais países do mundo em importação de vinhos finos. Em poucos lugares do mundo existe uma oferta de vinhos tão abrangente e completa. Mas ao mesmo tempo, as publicações nacionais dedicadas a vinhos são poucas. A boa notícia é que para nossa felicidade temos tido por aqui ultimamente mais revistas dedicadas a esse assunto. Até revistas com foco em culinária tem destinado mais espaço para o vinho. É a influência da cultura da enogastronomia refletindo no mercado editorial brasileiro.
Não é raro leitores pedirem dicas sobre quais revistas, livros e guias devem comprar para ter informações confiáveis. Assim, vou começar destacando algumas publicações internacionais que são verdadeiras jóias e que tem credibilidade em todo mundo.
Para os que pensam em iniciar uma coleção, é bom ter as principais publicações do crítico inglês Hugh Johnson. Seu World Atlas of Wine é uma bíblia para quem quer ter informação nas mãos sobre regiões e seus vinhos em todas as partes do mundo. As primeiras páginas são dedicadas à história do vinho, como ele é feito, como serví-lo e muito mais. A segunda parte e mais extraordinária é que Johnson aborda país por país, e quando esse é de muita importância, comenta região por região. Destaca ainda alguns rótulos de uma determinada região, colocando-os em sua lista de preferências. Para os que têm o vinho como tema principal de viagem, é possível encontrar mapas espetaculares, até com a localização das vinícolas de maior destaque em cada região. Uma delícia para os enófilos com muitas horas de vôo, ou para aqueles que ainda estão estudando para voar, quer dizer, para degustar.
Ainda dos livros de abrangência mundial, temos o excelente The New Sotheby’s Wine Encyclopedia, de Tom Stevenson, que é semelhante ao de Johnson, mas tem maior foco no comentário dos vinhos preferidos pelo autor. Nesse livro você vai encontrar informações bem completas sobre os melhores vinhos produzidos no planeta. Tom ainda tem uma obra de arte dedicada aos espumantes, sua especialidade.
Para os amantes de borbulhas, o World Encyclopedia of Champagne & Sparkling Wine é um must.
Outra sugestão que na realidade é um dicionário sobre tudo relacionado a vinhos, é escrito pela inglesa Jancins Robinson, o The Oxford Companion to Wine. Ela foi a primeira mulher a receber o título de Master of Wine na Inglaterra. Para os mais detalhistas esse livro é de suma importância. São mais de 1.000 páginas de muita informação.
Com um desses livros já dá para começar a entender o mapa das vinícolas ao redor do mundo. Mais para frente vamos falar sobre os guias de bolso!