Votos do público e jurados avaliaram tira-gosto, atendimento, temperatura da bebida e limpeza de 49 concorrentes

O Bar do Magrão foi eleito o Melhor Boteco de São Paulo na primeira edição paulistana do maior concurso de gastronomia de botecos do Brasil. O Comida di Buteco anunciou o resultado da eleição baseada nos votos do público e jurados em evento no Mercado Municipal nesta terça-feira (10/7). Ao todo, 53.197 votos válidos foram contabilizados pela Vox Populi na capital paulista entre 1º de junho e 1º de julho de 2012.

O Bar do Magrão, no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, venceu a competição com um sucesso do cardápio, o Escondidinho de Bacalhau. Em segundo lugar, o bar Tiro Liro, de Perdizes (Zona Oeste), também se consagrou com uma receita à base do bacalhau, o Bacaninho, uma cestinha de batata e parmesão recheada com o peixe, criada para o concurso. Já o terceiro lugar foi para o Bar Lewis, na Lapa (Zona Oeste), com uma porção de Pancetta.

A Zona Norte apareceu no ranking em quarto lugar com o Bar Bambu, em Santana, que criou o Bolinho Santa Terezinha (com berinjela, queijo provolone, tomate cereja, azeitona e carne). E na quinta colocação, o Chopp do Alemão, da Vila Matilde (Zona Leste), completou o pódio. Outro vencedor de 2012 foi o Bar do Luiz Nozoie, que teve a maior média de votação por garçom, e ganhou uma televisão de 32”.

Para Maria Eulália Araújo, uma das organizadoras do Comida di Buteco, “foi um resultado muito equilibrado, com diferentes regiões da cidade contempladas, que mostra um panorama da culinária de raiz de São Paulo”.

O público teve 31 dias para percorrer os botecos selecionados pelo concurso, provar os tira-gostos concorrentes e, junto com o júri oficial, votar no Melhor Boteco do ano. Ao todo, 49 bares que representam a diversidade do cenário da culinária de raiz na maior cidade do Brasil, foram convidados a participar. A seleção oficial contemplou representantes com influências gastronômicas de diferentes países e regiões brasileiras, como italianos, japoneses, alemães, portugueses, nordestinos, mineiros, entre outros.

A escolha dos botecos foi feita pela organização do concurso, representada pelo gastrônomo Eduardo Maya. Depois de uma pesquisa de campo que resultou em mais de 200 visitas, foram convidados bares de cada região da capital (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

Dinâmica

Para votar, o público precisou ir aos botecos, experimentar o tira-gosto concorrente, preencher corretamente a cédula oficial e deposita-la na urna lacrada. Notas de zero a dez classificaram o petisco (70% do peso), atendimento (10%), temperatura da bebida (10%) e higiene do local (10%). Cada pessoa só pode votar uma vez em cada bar. Votos extras são desconsiderados na apuração, assim como suspeitas de fraude.

Em 2012, o Comida di Buteco foi realizado em duas etapas. As 15 cidades que já faziam parte do circuito nacional deram partida no concurso em 13 de abril: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG).

Em São Paulo (SP), na sua primeira edição, o Comida di Buteco teve data especial: de 1º de junho a 1º de julho. Outra particularidade em relação à capital paulista é que os bares não precisaram criar um tira-gosto inédito, como acontece nos outros locais. Alguns escolheram petiscos que fazem sucesso entre a clientela, outros optaram por desenvolver receitas novas.

Para eleger os melhores botecos paulistanos, além do voto popular, um corpo de 50 jurados formado por especialistas percorreram os concorrentes. O peso do júri e do público foi de 50% cada.

Premiação

A apuração dos votos é feita pela Vox Populi, que entregou o resultado em envelopes lacrados para a organização na Festa da Premiação, realizada no Mercado Municipal para os donos dos botecos, imprensa, jurados e convidados em 10 de julho.

Todos os botecos receberam um registro de participação no concurso e os cinco primeiros colocados foram premiados com troféus. Os dez últimos do ranking foram desclassificados e ficam de fora da edição seguinte, para permitir uma rotatividade entre os participantes.

Além da premiação oficial, os donos dos bares com melhor classificação concorreram a prêmios oferecidos pelos patrocinadores do Comida di Buteco. A marca Hellmann’s premia três concorrentes que utilizarem maionese espontaneamente em seus petiscos e se classificarem entre os dez melhores do ranking. O Lewis Bar (Lapa), Amigo Leal (Centro) e Di Primeira (Saúde) receberam a quantia de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil pelo primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A Pepsico, fabricante do Doritos, premiou com R$ 5 mil o vencedor do Desafio Doritos, uma eleição paralela de um segundo tira-gosto que precisa ter o salgadinho na receita. O Bar do Vito, da Vila Zelina (Zona Leste), de influência lituana, foi o ganhador. A adesão dos botecos ao Desafio é espontânea e a escolha do melhor petisco foi feita pelo júri do Comida di Buteco.

A primeira edição do Comida di Buteco em São Paulo contou com o patrocínio da Hellmann’s, Pepsico, Orloff e Azeite Gallo; promoção da Globo São Paulo; apoio do Sebrae-SP, Divirta-se/Estado de S. Paulo, Estácio, São Geraldo/Gontijo, Philip Morris e Abrasel; Apuração: Vox Populi.

Histórico

O Comida di Buteco foi criado em Belo Horizonte no ano 2000. Desde então, tem se destacado pela valorização da culinária de raiz, capacidade de atrair turistas de vários lugares do país e exterior, além de geração de empregos e fomento à sustentabilidade dos estabelecimentos que participam do concurso. Em 2012, com a entrada de São Paulo no circuito, o evento atraiu um público total de 2,3 milhões de pessoas, sendo pelo menos 35 mil turistas. Os 400 botecos participantes venderam mais de 350 mil tira-gostos concorrentes e contabilizaram mais de 500 mil votos.

Serviço:
Comida di Buteco 2012
Informações gerais: www.comidadibuteco.com.br
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