Volkswagen traz uma reformulação de uma verdadeira lenda para Genebra
A Volkswagen traz para o Salão de Genebra uma reinterpretação de uma verdadeira lenda automotiva, a Kombi. Batizada de Bulli – nome que a Kombi era chamada da Alemanha –, o protótipo é uma evolução de um outro modelo apresentado em 2001, chamado de Microbus. O modelo traz a nova visão da Volkswagen em relação a transporte de passageiros, com aplicação de tecnologias sustentáveis.
A nova edição do utilitário tem 3,99 metros de comprimento, 1,75 metro de largura e 1,70 metro de altura. Com 2,62 metros de distância entre eixos, o novo Bulli aproveita muito bem seu comprimento total.
A nova Kombi é movida por um motor elétrico, equipada com seis assentos e tem sistema de infotainment controlado via iPad. Graças a tecnologias de propulsão altamente avançadas, a nova Kombi é o que se chama de “veículo sem emissões”, movida apenas por eletricidade. Não há emissões nem cano de descarga. O motor elétrico do novo Bulli fornece 85 kW de potência e impressionantes 270 Nm de torque. Como ocorre com esse tipo de motor, sua força máxima é gerada desde a imobilidade. Silencioso, ele recebe energia de uma bateria de íon-lítio com capacidade máxima de armazenamento de 40 kWh.
Esta combinação eletrizante possibilita uma autonomia de até 300 quilômetros – número alto para um carro puramente elétrico. Quando a bateria da nova Kombi é recarregada, num “posto de abastecimento elétrico” especialmente projetado para veículos a eletricidade, o processo toma menos de uma hora.
O novo Bulli acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e sua velocidade máxima, limitada eletronicamente, é 140 km/h. Naturalmente, a nova Kombi poderá usar, alternativamente, os motores a diesel ou gasolina altamente eficientes feitos pela Volkswagen. Motores com 1,0 ou 1,4 litro, econômicos e limpos, mas muito fortes – a receita do que se chama downsizing. Ideal para qualquer um que queira cobrir o máximo de distância com mínimo consumo de combustível.