Melhores pilotos e navegadores brasileiros são premiados em noite de gala

A 14ª edição do Capacete de Ouro, realizada na noite desta segunda-feira (13/12), no Via Funchal, em São Paulo, contemplou os melhores pilotos e navegadores brasileiros da temporada 2010. A tradicional premiação promovida pela Revista Racing desde 1997 estipulou para esta edição o número de 15 grupos para encaixar pilotos de categorias semelhantes, e estes para concorrer ao mesmo prêmio.

Todos os vencedores do Capacete de Ouro (Foto: Isabela Pagliari)

Um dos prêmios mais esperados da noite é o destinado aos pilotos da Fórmula 1, que ficou pelo segundo ano consecutivo com Rubens Barrichello, da Williams. Felipe Massa, da Ferrari, ficou com o Capacete de Prata e os novatos Bruno Senna, da Hispania, e Lucas di Grassi, da VRT, dividiram o bronze.

Rubinho supera Massa e leva principal prêmio da noite (Foto: Isabela Pagliari)

Muito contente e emocionado, Rubinho comentou sobre os momentos difíceis vividos antes do início da temporada de 2009, além de mostrar toda a sua paixão pelas pistas e que pretende correr ainda por muitos anos. O piloto também foi homenageado pelos seus 300 GP’s de Fórmula 1.

“Eu acho que acima de tudo, depois daqueles momentos de incertezas na Brawn com toda aquela repercussão de 4 meses sem saber se ia guiar. Eu tenho a mais pura certeza de que faço isso por prazer e faria isso por mais 15 anos. Acho que fisicamente estou no melhor momento da minha carreira. Acho que depende muito dessa parte física, mental. Por mim eu corro até os 44, 45 anos”, disse Barrichello.

Para encerrar a noite de premiação, o guitarrista Kiko Loureiro, da banda Angra, reproduziu fielmente o som do motor da Williams numa volta completa de Rubinho no mítico circuito de Spa-Francorchamps (Bélgica) – mostrada com imagens da câmera onboard do brasileiro no telão -, onde ele completou sua 300ª participação na F-1.

Bird Clemente contou um pouco de sua história no automobilismo (Foto: Isabela Pagliari)

Na categoria Revelação, Gabriel Sereia ficou com a taça recebida das mãos de Bird Clemente (Foto: Isabela Pagliari)

Confira os vencedores do Capacete de Ouro 2010:

Fórmula 1: Rubens Barrichello
Top: Hélio Castroneves
Internacional: Cesar Ramos
Nacional: Max Wilson
Trofeo Linea: Cacá Bueno
Formula Futuro: Nicolas Costa
GT Brasil: Valdeno Brito e Matheus Stumpf
Porsche GT3: Alexandre Barros
Turismo: Patrick Gonçalves
Truck: Felipe Giaffone
Fórmula: Yann Cunha
Rali: Ulysses Bertholdo e Eduardo Silva
Off Road: Jean Azevedo e Emerson Cavassin
Kart: Jonathan Louis
Revelação: Gabriel Sereia
Novos Talentos: Felipe Fraga

Hélio Castroneves venceu a categoria Top, mas não compareceu ao evento (Foto: Isabela Pagliari)

Bia Figueiredo recebe placa (Foto: Isabela Pagliari)

Confira o regulamento do Capacete de Ouro:

Os 15 grupos que disputam o Capacete de Ouro são: Fórmula 1, Top, Internacional, Nacional, Trofeo Fiat Línea, Fórmula Future Fiat, Itaipava GT, Porshe GT3, Turismo, Truck, Fórmula, Kart, Revelação e também os navegadores das modalidades Rali e Off Road.

Os três pilotos finalistas em cada grupo foram os que somaram o maior número de pontos dentro de suas categorias no regulamento específico do Capacete de Ouro, entre os dias 1ª de janeiro e 31 de outubro deste ano. A indicação foi feita a partir de um ranking que contabilizou os 10 melhores resultados obtidos por cada competidor dentro do período estabelecido que levou em consideração os resultados oficiais em seus respectivos campeonatos.

Numa segunda etapa, um júri composto de cerca de 80 jornalistas especializados de todo o Brasil que costumam cobrir provas em autódromos, kartódromos e trilhas escolheram apenas um entre os três finalistas de cada categoria da maior premiação do automobilismo nacional.

Aqueles que tiveram mais indicações receberão respectivamente o Capacete de Ouro, Prata e Bronze.

Mais informações em: www.capacetedeouro.com.br