Gengibre, limão siciliano e melancia são alguns dos ingredientes utilizados na receita
Que o carpaccio é uma das grandes paixões dos amantes da gastronomia todo mundo já sabe, afinal de contas o prato é considerado quase um “habitué” de diversos cardápios. Mas você conhece a origem desta delícia?
Pois é, tudo começou por causa de uma anemia. Na década de 50, o médico da condessa Amalia Nani Mocenigo recomendou que ela comesse carne crua para aumentar seu nível de hemoglobina. Então, o criativo Giuseppe Cipriani – proprietário do famoso Harry’s Bar em Milão – colocou a mão na massa e cortou carnes em fatias finas, adicionando um molho consistente. No auge da sua criatividade o chef olhou para o prato e lembrou-se das obras avermelhadas do pintor Vittore Carpaccio. O prato foi batizado e a condessa aprovou o sabor da novidade.
Atualmente, o tradicional carpaccio da década de 50 ganhou novas e sofisticadas versões. Uma delas foi criada por Leandro Leite, aluno de gastronomia do Centro Europeu, em Curitiba (PR). Ao participar da primeira edição do concurso “Sou Chef, Uso Germer”, que promoveu uma disputa saborosa e saudável entre escolas de gastronomia do país, Leandro criou uma especial receita de “Carpaccio de Camarão”, que lhe rendeu o primeiro lugar na categoria de entradas do concurso, que muito em breve terá sua segunda edição com muitas novidades.
Além da primeira colocação no evento, o aluno do Centro Europeu teve sua receita publicada em um livro desenvolvido pela Germer, que também forneceu todas as porcelanas necessárias para apresentar a receita. No concurso, o visual do prato também foi um requisito para o resultado final.
Ingredientes:
200 gramas de camarão rosa
Duas unidades de limão siciliano
Um pedaço pequeno de gengibre
Uma fatia de melão
Uma fatia de melancia
Uma carambola
Pimenta do reino branca a gosto
Coentro, azeite e sal
Modo de preparo:
Lavar e limpar os camarões dividindo-os ao meio. Entre duas embalagens plásticas, amassá-los para que fiquem bem finos. Coloque-os de modo que não fiquem sobre postos, tempere com sal e pimenta do reino branca moída na hora. Leve ao freezer por no mínimo 30 minutos. Corte o melão e a melancia em cubos médios, a carambola em cubos pequenos. Pique o coentro, rale o gengibre e tire zests do limão siciliano. Depois de retirar o camarão do freezer, cubra o fundo de um prato Novelle Cuisine. Com eles, passar um fio de azeite e meio limão espremido para temperá-los. Espalhe o coentro picado, o gengibre ralado e a carambola. Ao centro do prato monte um aro com os cubos de melão e melancia misturados e finalize com zests do limão. Bom apetite.