Saiba mais sobre o Voo a Vela em entrevista com o presidente do Aeroclube de Tatuí
Saiba mais sobre o Voo a Vela, o Esporte do Novo Milênio
O PPOW conversou com Cesar Augustus Mazzoni, presidente do Aeroclube de Tatuí, para conhecer e saber todos os detalhes sobre o voo de planador. Confira a entrevista:
Como você define o Aeroclube de Tatuí?
O Aeroclube de Tatuí é uma escola de voo de planador onde o foco principal é a formação de pilotos de planador e de atletas para competição de Voo a Vela.
O que é preciso para começar a fazer o curso de planador?
Para começar a voar o aluno faz a sua inscrição, passa por um exame médico realizado pela Anac, que avalia a sua condição de saúde, e em paralelo a isso ele realiza uma prova teórica de cinco matérias: navegação aérea, regulamentos, meteorologia, teoria de voo e conhecimentos técnicos.
Depois desse processo o aluno está apto para começar o curso regular. Ele faz de 35 a 40 voos, aprende todas as fases do reboque, para realizar o primeiro voo sozinho. Ao atingir 20 horas/voo ou 60 voos, o aluno pode ser encaminhado para o exame prático. Ele realiza um exame médico feito por um inspetor credenciado pela Anac para poder tirar o brevê de planador.
Resumidamente, essas seriam as fases de você começar o curso de planador.
Quando acontece o curso de planador?
O curso de planador acontece aos sábados, domingos e feriados. Tem duração em torno de 8 a 9 meses e os alunos fazem o curso muito de acordo com a sua disponibilidade financeira e das condições do tempo. São os dois grandes fatores que temos aqui.
Como funciona o voo de planador?
Nós temos o aquecimento solar do solo ao longo do dia. Entre 13h e 14h chegamos à temperatura máxima. Na hora que o ar esquenta, as correntes de ar quente se desprendem do solo e os planadores utilizam essas correntes como os pássaros fazem, e conseguem subir a 2 ou 3 mil metros de altura e percorrer distâncias de até 500 km.
Por que Voo a Vela?
O nome do equipamento é planador, o nome do esporte é Voo a Vela. Ele faz uma semelhança com barco. Você tem o barco a vela que você utiliza as correntes de ar marítimas para navegar. O voo de planador utiliza as correntes de ar quente, então fizeram uma semelhança de Voo a Vela, assim como barco a vela.
Com qual idade já é possível começar a fazer o curso?
Hoje trabalhamos com jovens a partir de 16 anos de idade, quando eles já podem começar a fazer o curso. Porém, eles vão precisar esperar os 18 anos para poder tirar a carteira, o brevê e a partir daí começar a voar com o planador por conta própria.
Quanto mais cedo se aprende a voar, mais percepção você tem ao longo da vida. Mas nós temos pilotos com 70, 80 anos de idade ainda voando, pilotando planador tranquilamente.
Como uma pessoa comum pode realizar um voo de planador?
A pessoa que gostaria de fazer um voo de demonstração para conhecer um pouco mais sobre o Voo a Vela, precisa se apresentar na secretaria do Aeroclube para fazer uma inscrição. Ela vai para a pista acompanhada de um piloto ou aluno, entrar numa lista e vai ter a possibilidade de fazer um voo de cerca de 20 min a 30 min.
É uma oportunidade única de experimentar a sensação de estar voando como os pássaros em si. Muitas gostam tanto que voltam para fazer o curso regular.
Qual o custo desse voo de demonstração?
Esse voo demonstração sai por R$ 160 e dura cerca de 20 a 30 minutos.
A modalidade possui algum incentivo?
Hoje, o Voo a Vela em si, teve uma grande injeção de oxigênio nos últimos 2, 3 anos que foi através da Lei de Incentivo ao Esporte. Foram criados dois programas, o projeto Santos Dumont, em 2010, através de programa federal com o Ministério dos Esportes, e o projeto Voa São Paulo, em 2012, a partir da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Ambos os projetos foram criados para a formação de pilotos competidores e pilotos de planador.
Então hoje, nós temos mais ou menos uns 120 pilotos sendo formados pelo Brasil inteiro. Foi uma injeção de ânimo dada para todos nessa formação.
Quantos alunos aqui no Aeroclube de Tatuí são dos projetos?
Aqui em Tatuí hoje nós temos 9 atletas do projeto Voa São Paulo. Temos outros 7 do projeto Santos Dumont. E desses 7 nós temos o piloto revelação de 2013 que é o Luís Roberto Formiga, que 3 meses depois que estava formado foi para um campeonato e ficou em quarto lugar e em 6 meses ele já fez várias insígnias. E agora está indo para o Campeonato Brasileiro já competindo.
Quais são os principais campeonatos?
No Brasil nós temos os campeonatos regionais e os brasileiros que são divididos em quatro etapas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Final. Agora em 27 de setembro vai começar a Etapa Centro-Oeste e a Etapa Final na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, que é a nova Meca, novo paraíso do voo a vela.
A Bahia está despontando, com voos em torno de 500 km só utilizando as correntes de ar quente.
Como funciona a pontuação?
O campeonato de Planador funciona como se fosse uma prova de rally. Você tem áreas pré-determinadas, onde a comissão de prova escolhe, geralmente provas de 400 a 500 km de distância. E você tem um tempo para percorrer elas. Quem fizer melhor velocidade média de voo de planador acaba ganhando a prova e ao longo dos 7 dias de prova você tem o campeão, que é aquele que tem a melhor pontuação e nem sempre é aquele que tira sempre o primeiro lugar. Uma faixa de constância acaba sendo o diferencial do evento.
Resumidamente, como começou a história do Voo a Vela no Brasil e no Mundo?
A história do Voo a Vela no Brasil começou na década de 30, com uma expedição alemã. Os alemães acabaram montando os aeroclubes de planador por aqui. No início eram 4 a 5 clubes e isso ai acabou disseminando pelo país a prática do esporte. Aqui em Tatuí nos voamos desde 1975. E estamos formando os alunos em pilotos para as companhias aéreas.
São 80 anos de voo a vela no Brasil. No mundo estamos com cerca de 110 de pratica desse tipo de modalidade. O pessoal começa a voar, toma gosto, e as gerações vão perpetuando o conhecimento e a arte de voar sem motor por anos.
Qual a média de voos do por dia?
Nós dependemos das condições meteorológicas. Quando o tempo está quente, em condições ideias para o voo, nós fazemos em média 30 por dia. Nós estamos superando a nossa média histórica. Mas no geral fazemos 20 voos por dia.
Ai tem a importância de o aluno chegar cedo para ele acompanhar as operações do começo, pois o melhor curso teórico que nós temos é você estar participando e conversando com os outros pilotos. Além das cinco matérias regulamentares, é no convívio, no trabalho de equipe, que você aprende muito.
Qual o custo para a realização do curso de planador?
O custo hoje do curso de planador com os exames práticos e teóricos, mais deslocamento, sai em torno de R$ 8 mil.
Quais as vantagens de tira o brevê de planador?
Uma vez sendo piloto de planador, na hora que você vai tirar a carteira de avião, você consegue diminuir de 40 horas para 25, por conta do brevê de planador. E essas 15 horas de avião saem mais cara do que o curso de planador completo. Então aquele piloto que vai fazer o curso de avião, quando ele termina às 40 horas ele vai ter um brevê só.
Um cara que faz o curso de planador e o curso de avião, a hora que ele termina ele tem duas carteiras pelo preço de uma. E isso para a aviação comercial, hoje em dia, em épocas de sustentabilidade de economia de combustível, faz muita diferença, porque o piloto vem com o Boeing, Airbus, que ao contrário do que todo mundo pensa, plana bastante, ele tem um bom planeio.
Então, o pessoal acaba chegando ao destino com uma grande economia de combustível. Existe essa compensação e as Companhias Aéreas estão sentindo já essa diferença do custo operacional de você ter um piloto de planador a bordo de um Boeing ou não.
Como está a formação de alunos pelos aeroclubes do Brasil?
Essa parceria da Federação Brasileira de Voo a Vela, com o principal patrocinador que é a Oi Futuro, do Grupo Oi Telecom, que criou os projetos Santos Dumont e Voa São Paulo, deu uma nova injeção de ânimo, não só na formação de novos atletas, como nos aeroclubes. Hoje nós temos cerca de 20 aeroclubes no Brasil, e eles estavam vivendo equilibrado.
Formavam 3 a 4 alunos, entrava depois outros 3 a 4. Hoje com essa formação nova deu um ânimo. As médias dos aeroclubes estão voando com 6 a 7 alunos dos projetos. Aconteceu uma revigorada no setor.
Porque esporte do novo milênio?
Nos últimos 10 anos, o voo de planador está sendo considerado o esporte do novo milênio, porque você usa das correntes ascendentes da atmosfera, as próprias correntes de vento que batem nas montanhas e acabam empurrando o planador para cima, que permitem fazer voos de 1 mil a 1,5 km com as correntes de ar quente.
Nas correntes de montanha, como chamamos, o recorde mundial é de 3 mil km. A bordo do planador. E isso ai gastando de 3 a 4 litros de combustível. Ainda mais em época de sustentabilidade você só depende das correntes da atmosfera. Você decola, vai usar os 3 a 4 litros do rebocador, e vai fazer voos de 5 a 7 horas percorrendo 400 km. A relação litros por quilômetro percorrido, nós estamos falando às vezes de 80 a 100 km por litro. É algo fantástico.
Aeroclube de Tatuí
Av. dos Aeronautas s/n, Tatuí, 18280-452
http://aeroclubedetatui.com.br/