Montadora foi fundada em 1911, em Detroit, pelo piloto Louis Chevrolet e por William Durant
Há quase cem anos a Chevrolet faz parte da vida de milhões de pessoas. Foi um século de inovação e progresso, desde o primeiro carro esportivo a ser produzido em série até um veículo elétrico revolucionário, o Volt, projetado e construído para operar em qualquer lugar do mundo.
Hoje, um Chevrolet é vendido a cada 7 segundos. Anualmente, cerca de 3,5 milhões de veículos são vendidos em mais de 130 países, tornando a Chevrolet a quarta maior marca do mundo.
Para celebrar tudo isso, a Chevrolet inicia, em 2011, uma série de atividades comemorativas de seus 100 anos de existência, que serão completados em três de novembro. A Chevrolet foi fundada em Detroit, em 1911, pelo piloto de corrida Louis Chevrolet e por William Durant.
Desde o início, a Chevrolet trouxe para a sua linha de automóveis e caminhões mais acessíveis a tecnologia e os dispositivos tipicamente reservados a veículos mais caros. O primeiro Chevrolet – o Serie C Classic 6 – oferecia um motor de partida elétrico e faróis elétricos em uma época em que ambos esses itens eram raridade até mesmo entre os carros de luxo.
Nas décadas seguintes, inovações como sistemas de injeção de combustível, freios antiblocantes e controle eletrônico de estabilidade foram utilizados nos modelos Chevrolet ao mesmo tempo em que eram instalados em veículos mais sofisticados. Como uma das marcas de maior venda na indústria, o pioneirismo da Chevrolet na adoção de tecnologia modificou fundamentalmente a forma com que ela era aplicada em veículos novos.
Em sua trajetória, a Chevrolet também tornou o desempenho mais acessível. Seus primeiros motores de quatro e seis cilindros eram conhecidos pela durabilidade e desempenho. Mas foi o lançamento do bloco V8 em 1955 que tornou a marca mundialmente reconhecida. Este motor seria o propulsor de milhões de veículos nos anos seguintes, com seu legado transferido para uma nova geração de blocos de motor V8 utilizados atualmente nas picapes e utilitários esportivos, bem como nos esportivos da marca, como o Camaro e o Corvette.
As características de desempenho do bloco V8 tornaram a Chevrolet referência nas corridas de carro. Os veículos impulsionados pelos motores da marca tornaram-se concorrentes imediatos na Nascar, Stock Car e em competições de arrancada, crescendo a ponto de dominar o cenário nas décadas seguintes. Entre todas as marcas, a Chevrolet é a que conquistou mais vitórias na Nascar e nas competições da NHRA Pro Stock (arrancada).
Cronologia dos principais fatos dos 100 anos de Chevrolet:
1911 – A Chevrolet é fundada e o Série C Classic 6 é lançado, ao preço de 2.150 dólares.
1914 – O logotipo icônico da Chevrolet, a “gravatinha” é utilizada pela primeira vez. O Modelo H é lançado com o robusto motor de quatro cilindros que ajuda a construir a reputação do Chevrolet como um carro confiável. O motor seria o propulsor dos Chevrolets até 1928.
1916 – O Modelo 490 é lançado. Ele recebeu o nome do respectivo preço 490 dólares, que era 5 dólares abaixo do Modelo T.
1918 – A Chevrolet torna-se uma divisão da General Motors. Os primeiros caminhões Chevrolet foram lançados; um baseado no chassi do Modelo 490 e um chassi de 1 tonelada para serviço pesado.
1929 – Um novo motor de seis cilindros com válvulas no cabeçote é lançado e comercializado como “o seis ao preço de um quatro.” Os seus salientes parafusos de cabeça fendida conferiram ao motor o apelido de “Stovebolt” – um nome que simboliza a rigidez e a durabilidade Chevrolet.
1935 – A Chevrolet lança uma suspensão dianteira independente. O Suburban é lançado, oferecendo três fileiras de bancos e amplo espaço para carga. Completa o seu 76º aniversário em 2011 e é o veículo mais antigo produzido continuamente na história automotiva.
1942 – A Chevrolet interrompe a produção de veículos para uso civil e dedica as suas instalações de produção à fabricação de armamentos para a 2ª Guerra Mundial.
1953 – O Corvette é lançado. Somente 300 carros esportivos com carroçaria em fibra de vidro são produzidos naquele primeiro ano, mas eles se tornam um ícone americano que ainda permanece forte quase 60 anos mais tarde.
1955 – O small-block V8 é lançado na linha Chevrolet 1955 redesenhada, despertando em uma nova era de desempenho acessível e estabelecendo um legado que continua até hoje na família “LS” de blocos V8 montados nos caminhões, utilitários pequenos e esportivos da Chevrolet.
1956 – O “Dinah Shore Chevy Show” é lançado como um show de televisão com duração de uma hora, com Shore cantando “See the USA in your Chevrolet – Veja o Mundo em seu Chevrolet” ao final de cada apresentação. O show durou mais do que os 15 minutos anteriores de programação e ela foi a primeira mulher a patrocinar o seu próprio show de televisão. Shore havia cantado “See the USA” desde o início dos anos 50 e a canção foi utilizada pela propaganda da Chevrolet após o encerramento do show de Shore em 1963.
1957 – A injeção de combustível é oferecida pela primeira vez.
1960 – Junior Johnson vence as 500 milhas de Daytona em um Chevy, a primeira das 21 vitórias Chevrolet na competição premier NASCAR – mais do que qualquer fabricante.
1964 – O Chevrolet Malibu é lançado.
1967 – A primeira geração do Camaro é lançada, oferecendo uma ampla gama de opcionais de personalização, bem como motores de alto desempenho que imediatamente iriam se estabelecer como um “muscle car” para competição.
1970 – Bill “Grumpy” Jenkins venceu a primeira competição NHRA Pro Stock em Winternationals, pilotando um Camaro.
1975 – O mote “Baseball, Hot Dogs, Apple Pie and Chevrolet – Baseball, Cachorro Quente, Torta de Maçã e Chevrolet” é lançado.
1986 – O Corvette é o primeiro Chevrolet com freios antiblocantes, um dispositivo que logo seria difundido em quase todos os modelos Chevrolet.
1990 – O Corvette ZR-1 venceu um trio de registros de desafio de velocidade, incluindo a média de mais de 175 mph (280 km/h) em 24 horas (incluindo os pit stops).
1991 – A campanha publicitária “Like A Rock” é lançada para as pickups Chevrolet , com a canção de Bob Seger com o mesmo nome utilizado como sua base. A campanha foi mantida até 2004 e foi considerada como uma das mais bem sucedidas da indústria automotiva.
1992 – A Chevrolet comemora 1 milhão de Corvettes produzidas.
1994 – Jeff Gordon vence a corrida inaugural Brickyard 400 NASCAR em Indianápolis, dirigindo um Chevrolet Monte Carlo.
1997 – O small-block V8 de terceira geração – designada por entusiastas família de motores “LS” – debutou no redesenhado Corvette.
2007 – “Transformers” é um sucesso de bilheteria e lança o Bumblebee, um personagem que se transforma em um Camaro amarelo.
2011 – O Volt é lançado, marcando o início de uma nova era de veículos elétricos.