No ultimo post eu falei sobre a exposição Brune/Blonde em cartaz na cinemateca francesa. Nesse post gostaria de falar um pouco sobre a nossa Cinemateca, que fica em São Paulo.
Fundada por jovens estudantes do curso de filosofia da USP, a Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940.
Atualmente ela é a responsável pela preservação e restauração da produção audiovisual brasileira e desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina com cerca de 30 mil títulos. No acervo estão obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895. Além do amplo número de documentos como livros, revistas, roteiros, fotografias e cartazes.
Desde 1992, a Cinemateca esta sediada nos edifícios do antigo matadouro municipal, na Vila Mariana. Datados do séc. XIX, os prédios são tombados pelo patrimonio histórico, artístico, arqueológico e turístico do Estado de São Paulo e foram totalmente restaurados pela entidade.
Com uma programação dinâmica, que se renova constantemente e que traz muitos festivais com filmes nacionais e estrangeiros a Cinemateca é uma ótima dica de passeio para os amantes de cinema mas também para o publico em geral. Vale uma visita para conferir o charme de suas instalações nos antigos prédios do séc. XIX, tomar um café, ver gente interessante e prestigiar esse importante órgão de preservação da cultura nacional.
Para mais informações : www.cinemateca.com.br