Cerveja é ideal para ser consumida em maio
O CluBeer traz, neste mês de maio, uma novidade para seus clientes apaixonados por cervejas refinadas e sedentos por novos sabores. A Maibock, como sugere o nome (Mai = maio, em alemão, e Bock, que se refere a uma bebida tipicamente mais alcoólica) foi uma cerveja desenvolvida especialmente para este mês, em virtude do clima mais ameno e fresco, e pode ser adquirida através da assinatura do CluBeer, na compra dos kits mensais.
Mas o que tem a ver a época do ano com uma cerveja? O clima neste período, quando o hemisfério norte vive a primavera, é ameno e fresco. Essa estação não é tão gelada quanto o inverno, que pede uma Bock bem intensa e encorpada, mas, ainda assim, não é tão quente a ponto de combinar com uma ida aos clássicos Biergarten’s para tomar a refrescante Weizenbier. No Brasil, não temos a primavera em maio, mas o clima das nossas tardes de outono, mais frescas e cheias de vento, assemelha-se muito com a primavera alemã.
Para preencher, então, esse período de transição climática, a Maibock – ou Heller Bock – foi criada com traços de uma bebida com mais corpo e teor alcoólico, como a Bock tradicional, mas agrega também uma forte presença de lúpulo, o que lhe dá mais frescor e leveza. “A perfeita união no paladar entre o sabor doce do malte e o amargor do lúpulo faz com que a Maibock dê simultaneamente as sensações de aquecimento e de refrescância”, ensina Kathia Zanatta, sócia-fundadora e sommelière do CluBeer.
É justamente por isso que o CluBeer envia, no próximo mês, aos seus assinantes dois exemplares de estilo da Maibock. Um deles, novidade no mercado, é a nacional Bamberg Maibaum, uma cerveja com alto teor alcoólico (6,5%) e espuma cremosa e persistente. A nova criação da cervejaria Bamberg apresenta uma fusão de aromas e sabores doces – do malte – e cítricos – do lúpulo. Harmoniza com pratos fortes,comidas apimentadas, salsichas e frutos do mar como camarão e polvo.
A outra cerveja presente nos kits do CluBeer para este mês é a importada Flensburger Frühlingsbock. Igualmente encorpada, esta Maibock é feita com lúpulo alemão, o que proporciona uma leve e agradável sensação picante para quem a degusta. De teor alcoólico maior ainda (6,9%), vai bem também com pratos de sabor intenso, como um cordeiro assado ou queijos cremosos.