Universitários devem criar brinquedos de materiais reaproveitados
O Instituto Baraeté promove o projeto Criar para Brincar – Festival de Artesanato Lúdico, em que universitários – sozinhos ou em dupla – deverão construir brinquedos para crianças de cinco a sete anos a partir de materiais reaproveitados. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro, uma viagem e um troféu e seus projetos serão produzidos para comercialização. O Criar para Brincar tem patrocínio do Instituto Renault.
Para concorrer, os brinquedos deverão ser confeccionados com sobras de materiais da indústria, fornecidos pelo Baraeté para que estejam em conformidade com as exigências do Inmetro.
Os vencedores serão escolhidos em duas fases: na primeira, cerca de 30 crianças ligadas a Ongs passarão uma tarde utilizando os brinquedos e escolhendo seus preferidos. No segundo momento, um júri de especialistas, composto por profissionais das áreas de design, arquitetura, educação, sustentabilidade e mercado de brinquedos, escolherá os melhores entre os favoritos das crianças.
O primeiro colocado receberá um prêmio de 6 mil reais – segundo e terceiro recebem 4 mil reais e 2 mil reais, respectivamente. Os vencedores ainda ganharão uma viagem para destino de ecoturismo e troféu confeccionado por artesão.
Os melhores projetos serão produzidos por ONGs que serão capacitadas para isso pela equipe do Instituto Baraeté e os alunos vencedores, sendo que as organizações interessadas também passarão por processo de seleção – para isso, elas devem se inscrever no período de 7 de maio a 4 de junho.
A estimativa é que os brinquedos estejam prontos para ser comercializados no início de 2013. As orientações para participação já estão no site do Instituto (http://institutobaraete.org). O período de pré-inscrições acontecerá entre os dias 16 de abril a 2 de maio.
Projeto Criar para Brincar – Festival de Artesanato Lúdico
Idealização: Instituto Baraeté
Realização: Ministério da Cultura e Instituto Baraeté
Patrocínio: Instituto Renault
Apoio: Suzano, Kalimo e Neobambu