Esporte de força, velocidade e raciocínio rápido que cresce cada vez mais
O Rugby é o segundo maior esporte do mundo em número de praticantes, e é popularmente disputado em mais de 120 países. O seu objetivo é levar a bola para além da linha do gol adversário e apoiá-la contra o solo, marcando o maior de número de pontos.
Disputado por duas equipes de quinze jogadores, a partida tem dois tempos de quarenta minutos com direito a intervalo. Em campo, os jogadores de ataque posicionam-se sempre atrás do portador da bola, uma vez que o passe só pode ser feito para trás.
Para praticar o Rugby, são usadas chuteiras com travas maiores; shoulder pad (ombreira) que é uma espécie de colete com partes amaciadas que protegem os ombros; boqueira, que protege os dentes; e o scrum cap, que é um capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. No entanto, nenhum destes itens é obrigatório, exceto a chuteira, que também pode ser a mesma utilizada no futebol.
A pontuação é divida em ensaio ou try (5 pontos), que é marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão dentro da “área de try” também conhecida como “In Goal”, do campo adversário, que corresponde a área após a linha dos postes; conversão (2 pontos) é sempre após o try, onde a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na “área de try” tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária; drop goal (3 pontos), onde o jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária, e deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno chutar de imediato; e chute de penalidade (3 pontos), onde ao sofrer uma falta, a equipe pode optar por tentar fazer um chute nos postes do local onde ocorreu a infração.
No rugby, existem três árbitros, e o principal apita e conduz o jogo em campo, e outros dois são os laterais. Em competições internacionais, ou dentro das grandes ligas, existe ainda o árbitro de vídeo que assiste a partida pela televisão, e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida, ou não chegam a um consenso. O árbitro de vídeo pode ainda advertir, ou punir os jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante o jogo.
Durante a partida, os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros, somente os capitães podem se dirigir a ele. Existem dois tipos de cartões – o amarelo que é a saída temporária por 10 minutos, e o vermelho, que é a expulsão permanente.
No Brasil, as seleções de rugby tem evoluído e conquistado seu espaço. Nos últimos três anos, e equipe masculina passou da 45ª para a 27ª posição no ranking. Para o capitão da seleção brasileira, Fernando Portugal, o principal objetivo de todos os jogadores é difundir o esporte.
“Estamos vivendo um momento maravilhoso para o esporte. Não existe outro caminho, que não seja o crescimento. Atualmente, o rugby é uma realidade dentro dos esportes brasileiros e não para de crescer” – afirma o atleta.