Considerada uma das cidades mais lindas do mundo, Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia, repleta de história, sendo um dos destinos mais concorridos do Mar Adriático.
Desde 1979 está classificada como Património Mundial pela UNESCO. As imponentes muralhas que percorrem 2km de extensão por 25 metros de altura, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico singular. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos.
A “pérola do Adriático” é de tirar o fôlego com suas águas azuis, o que faz com que suas praias e ilhotas sejam o destino perfeito para casais e apaixonados por natureza. A seguir veja 4 dicas do que fazer em Dubrovnik.
Este roteiro faz parte da seleção de destinos da Interpoint Turismo. Em Dubrovnik nossa sugestão de hotel é o Villa Dubrovnik, com uma vista espetacular para o mar.
1. Muralhas da Cidade Antiga
A Cidade Antiga de Dubrovnik fica escondida entre as imponentes muralhas medievais. Caminhando pelas ruas e praças da cidade você pode explorar prédios históricos, igrejas barrocas e renascentistas, além de restaurantes, bares e lojinhas. Sendo uma cidade litorânea, aproveite para se deliciar com os frutos do mar em suas refeições. Uma dica de passeios em Dubrovnik é tomar um drink curtindo um fim de tarde com vista para a ilha de Lokrum em algum dos bares da cidade como por exemplo o bar “Buža”.
Foto: Vicki Mar
2. Mosteiro Franciscano
Um dos maiores mosteiros franciscanos, com 2 claustros, o superior renascentista e o inferior gótico-romano, teve parte de sua construção destruída no terremoto de 1667. Uma das obras primas de Dubrovnik é a farmácia inaugurada em 1317. De início uma enfermaria para tratar dos membros da congregação, aos poucos foi sendo ampliada com a ajuda da população, a quem muito interessava o tratamento e os cuidados dos franciscanos. De sua pequena enfermaria podemos ver manuscritos com receitas até hoje secretas, outras com orientação para o fabrico de medicamentos, balanças, medidores, prensas, pilões e um aparelho para destilação de água, esse do século 14.
Foto: TripAdvisor
3. Catedral da Virgem Maria
Explore essa catedral do século XVIII para ver a impressionante coleção de arte e relíquias religiosas, inclusive os remanescentes do santo padroeiro da cidade. Maravilhe-se com a beleza do altar de mármore de São João e estude a pintura Assunção da Virgem Maria, feita por Titan, acima do altar principal.
4. Passeios pelas praias e ilhas
Hvar – Banhada pelo Mar Adriático, além de belíssimas praias de areia branca e águas azuis esverdeadas, é rica em belezas naturais e recursos que tem sido preservados ao longo dos anos juntamente com sua cultura, tradição e história. Aliado a esse cenário deslumbrante, são diversas as opções de lazer e recreação, restaurantes fabulosos e uma vida noturna vibrante.
Confira o roteiro completo com todas as informações sobre a viagem à Dubrovnik pela Interpoint Turismo.