Pela luz, a cor manifesta a expressão visível da mente divina
A cor expressa o modo pelo qual pensamos e atua sobre nós, segundo o nosso meio, elevando ou baixando nossos espíritos. Somos afetados pela cor em nossa vida diária, mas o que é a cor? São raios ou vibrações que circulam continuamente em torno e através de tudo o que existe no mundo, muito embora não possamos vê-los com nossos órgãos sensoriais.
Cor é vida, e o que ela manifesta pela luz é a expressão visível da mente divina, de um princípio de vida na forma de ondas luminosas.
Para cada órgão e sistema do corpo há uma cor em particular que estimula e outra que inibe o seu funcionamento. Conhecendo a ação de diferentes cores sobre diferentes órgãos e sistemas do corpo, pode-se aplicar na cromoterapia a cor correta, que tende a balancear a ação do que se tornou anormal em seu funcionamento.
Considerando-se que o homem possui sete planos – 1-Plano físico etérico; 2-Plano astral; 3-Plano Mental inferior; 4-Plano Mental superior; 5-Plano causal espiritual; 6-Plano intuicional e 7-Plano absoluto ou Divino –, a emanação da aura (emanação de luz do corpo físico) consiste de sete distintas unidades ou ondas de luz a circundar o corpo físico. Estas emanações estão interligadas aos Chakras (centros de energia), os quais também possuem cada um sua cor específica.
No Yoga, consideram-se 7 Chakras, distribuídos a partir da coluna vertebral para o centro do nosso corpo. Temos:
1- Vermelho – o centro mais baixo na base da coluna
2- Laranja – na cintura, parte posterior, no lado esquerdo da coluna (centro esplênico)
3- Amarelo – na altura dos rins
4- Verde – entre as espáduas, em linha com o coração
5- Azul – na base do cérebro (centro da garganta)
6- Índigo – na testa, a glândula pineal (centro frontal)
7- Violeta- no alto da cabeça
A luz é uma força que estimula a crescer, portanto a principal fonte de energia é a solar. Esta energia entra em nosso corpo através dos Chakras.
Podemos desenvolver essa capacidade de obter, através das cores, o bom funcionamento não só do nosso corpo físico (órgãos), mas também de nossos outros corpos, trabalhando um equilíbrio energético e distribuindo assim as emanações das vibrações das cores para o nosso benefício físico e emocional.
Durante um relaxamento, fazemos uso das cores como forma de tratamento. Ao conduzir a visualização das cores fortalecemos o sistema endócrino e conduzimos o aluno a níveis elevados de consciência cósmica. Fazemos uso também das cores com a respiração. Neste particular é preciso que o praticante tenha alguma experiência regular pois o exercício requer um pouco de concentração.
O ritmo respiratório é conduzido como se a cor entrasse através das narinas e, assim, vamos distribuindo-a aos diferentes pontos do nosso corpo. Com a prática, sentimos sensações de bem estar físico e emocional.
Na próxima semana, veremos a aplicação de cada cor separadamente e seus benefícios.
Namaste