Capital paranaense estreia Galeria de Luz
À já tradicional apresentação de coral no Palácio Avenida no mês de dezembro, Curitiba somará atrações especiais e, com elas, se intitula neste ano a capital do Natal e ganha bons motivos para ser incluída no roteiro turístico da temporada.
A novidade será a Galeria de Luz, que iluminará parte do calçadão da rua 15 de Novembro, no Centro. A galeria, criada pela companhia italiana de entretenimento Studio Festi, é formada por uma sucessão de arcos e portais, em perspectiva, feitos com 130 mil pequenas lâmpadas coloridas. Ela será acesa em uma grande festa popular, no dia 1 de dezembro, às 20h.
A Galeria de Luz ficará no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto e será acesa com um emocionante espetáculo. Bailarinos e malabaristas passarão por baixo dos arcos luminosos e, em meio ao público, apresentarão várias coreografias com o tema fogo.
Uma das artistas interpretará a “Fada de Luz”, que usará um vestido de cristais com dois metros de cauda. O show terá cerca de 40 minutos duração e 90% dos técnicos e artistas envolvidos serão de Curitiba.
Além da quinta-feira (1) de abertura do evento, o espetáculo será apresentado na sexta-feira (2), às 21h30, e no sábado (3), às 21h30. Nas demais semanas, até 23 de dezembro, as apresentações serão de terça a quinta-feira, às 20h15, e às sextas-feiras, às 21h30.
Valerio Festi, o artista – O italiano Festi é conhecido por conceber eventos e instalações com linguagem estética e poética que se tornaram referência no mundo. A homenagem no aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, e as arquiteturas de luz das Galeries Lafayette, em Paris, são alguns deles. A Galeria de Luz será apresentada pela primeira vez no Brasil, mas é o segundo trabalho de Valerio para a cidade, que em junho assistiu a um espetáculo do Studio Festi como parte da comemoração dos 150 anos de unificação da Itália.
Mais destaques – Curitibanos e visitantes poderão acompanhar o tradicional espetáculo do Palácio Avenida, que começará no dia 25 de novembro, com apresentação do coral do HSBC formado por 160 crianças, às sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h30, até 18 de dezembro.
Outra atração é o Natal de Neve, espetáculo de som e luzes no Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques. A praça será transformada em uma romântica paisagem para relembrar o dia em que nevou em Curitiba, em 1975. De 13 a 15 de dezembro, às 20h30.
Feiras especiais ocuparão as praças Osório e Santos Andrade, a partir de 26 de novembro. Nos dois locais, o público poderá comprar produtos da época e saborear gastronomia típica de vários países. Até 23 de novembro.
Em dezembro do ano passado, a cidade recebeu 345 mil visitantes, boa parte atraída pelos espetáculos da época. “É uma data marcante, que gera fluxo de visitantes e faz com que permaneçam mais tempo na cidade”, diz Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo, em defesa da iluminada estratégia turística.