Participamos da Xtreme Race, prova baseada em um treinamento militar, e trouxemos todos os detalhes

Corrida, força, desafios e muita lama são algumas das características marcantes da Xtreme Race, maior corrida de obstáculos do país, que teve a sua primeira etapa de 2015 disputada neste sábado (14/03), na cidade de Águas de São Pedro (SP).  O PPOW participou da prova baseada em um treinamento militar e superou como pode o percurso de 8 km com 19 obstáculos de tirar o fôlego como arame farpado, caçambas de gelo, cordas, pneus, barreiras e fogo.

Águas de São Pedro recebeu a 1ª etapa da Xtreme Race (Fotos: Equipe J.Mantovani)

Águas de São Pedro recebeu a 1ª etapa da Xtreme Race (Fotos: Equipe J.Mantovani)

Depois de participar de diversas provas de rua, inclusive da São Silvestre, e corridas de montanha, a Xtreme Race foi a minha primeira competição com obstáculos. Num primeiro momento, para nós que só estamos acostumados a correr em provas, é difícil associar como aliar a corrida a atividades que exigem um esforço a mais.

A expectativa de ficar pelo caminho por não conseguir realizar algum dos desafios só aumenta nos momentos que antecedem a largada. Mas nada como colocar o pé na lama e sentir esse sentimento diferente de superação da corrida de obstáculos.

A travessia suspensa foi um dos obstáculos mais difíceis da competição (Foto: Equipe J.Mantovani)

A travessia suspensa foi um dos obstáculos mais difíceis da competição (Foto: Equipe J.Mantovani)

O trajeto passa por trechos urbanos e de mata fechada, sempre com adversidades que podem aumentar ainda mais o grau de dificuldade dos desafios, como a chuva. E como batismo precisa ser sempre lembrado, a chuva chegou para nos acompanhar por boa parte do percurso.

Entrar em caçambas com gelo era um dos desafios  (Foto: Equipe J.Mantovani)

Entrar em caçambas com gelo era um dos desafios (Foto: Equipe J.Mantovani)

Um ponto de destaque da prova é a parceria muito grande entre os competidores durante os obstáculos. Em caso de dificuldade em cumprir algum desafio, você era logo ajudado por outro participante a seguir em frente. Já para os atletas de alta performance, o ideal é sempre chegar em primeiro nos obstáculos para não ter que ficar aguardando os outros terminarem.

Uma ajudinha para superar a temida rampa (Foto: Equipe J.Mantovani)

Uma ajudinha para superar a temida rampa (Foto: Equipe J.Mantovani)

 A temida rampa (Foto: Equipe J.Mantovani)

A temida rampa (Foto: Equipe J.Mantovani)

A travessia suspensa, a trincheira cheia de lama e a temida rampa de 3,3 metros foram os obstáculos mais difíceis de serem superados. Inclusive, devo admitir, a rampa foi o único dos obstáculos que não consegui passar (eu e todos que me acompanhavam na bateria), principalmente por conta da chuva e da lama que a tornou muito lisa.

Barreira e pneus na sequência  (Foto: Equipe J.Mantovani)

Barreira e pneus na sequência (Foto: Equipe J.Mantovani)

Impossível não ficar atolado de lama na trincheira  (Foto: Equipe J.Mantovani)

Impossível não ficar atolado de lama na trincheira (Foto: Equipe J.Mantovani)

Eu terminei a prova em pouco mais de uma hora (ainda não tenho o tempo oficial), enquanto que os competidores de alta performance arrasaram com o tempo. No masculino, Magno Eduardo foi o vencedor com o tempo de 34 minutos e 32 segundos, seguido por Andre Pizzinato (35m38s) e William Ricardo de Almeida (37m18s). Entre as mulheres, Marcia Lopes Rodrigues foi a primeira, completando o percurso em 42 minutos, seguida por Milena Camboias (43m56s) e Roberta Vieira (45m38s).

Quem sabe um dia eu não chego perto deles? Ao terminar a prova foi colocar a medalha no peito e aquela sensação de medo que tinha no começo virou uma de quero mais! Que venham as próximas provas de corrida de obstáculos.

Eu e a equipe de jornalistas ao termino da prova  (Foto: Equipe J.Mantovani)

Eu e a equipe de jornalistas ao termino da prova (Foto: Equipe J.Mantovani)

O que acha de ter essa experiência de correr a Xtreme Race? No dia 25 de abril acontece a 2ª etapa da temporada, no parque aquático Magic City, em Suzano (SP). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.xtremerace.com.br