Maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, em Santa Catarina, é garantia de uma experiência divertida para toda a família
Devo confessar que em nossas tantas passagens pela BR-116 rumo a Floripa, Garopaba ou Barra de Ibiraquera, nunca imaginamos que havia ali em Penha um parque tão legal como o Beto Carrero World. Nas nossas lembranças de infância Beto Carrero era aquele cowboy brasileiro vestido de branco num cavalo bonito, o Faísca, fazendo uma ponta no programa dos Trapalhões. Não conhecíamos o João Batista Sérgio Murad, publicitário, sujeito visionário que excursionou o Brasil se apresentando em seu circo itinerante e que, um dia, decidiu construir em um lugar tão improvável quanto Penha, o maior parque temático da América Latina. João Batista era, por sinal, produtor dos Trapalhões.
O Beto Carrero World hoje é um parque em ascenção, bem cuidado, cheio de atrações novas, parcerias de peso como a Dream Works, um bom zoológico e uma área imensa ainda a ser explorada. Para quem já teve a oportunidade de visitar a meca dos parques temáticos, Orlando, há que se calibrar a expectativa, há uma diferença substancial de recursos envolvidos, mas o parque realmente surpreende, vale a visita!
Com 4 e 2 aninhos, os pequenos tem sempre que olhar para aquelas réguas na entrada dos brinquedos, uma boa parte das atrações, por questões de segurança, exige uma altura mínima. Às vezes bate na trave! A simplicidade sincera e espontânea das crianças tantas vezes é só o que basta. Alguns espelhos torcidos na parede e passamos muitos bons minutos gargalhando de nossas imagens caricaturescas refletidas na casa dos espelhos.
Para as crianças com a idade dos nossos (4 e 2 anos) as atrações variam entre o carrossel, mini montanha russa, baby elefante, crazy river, trenzinho dos dinossauros, shows do Madagascar e Velozes e Furiosos.
Para os adultos a atração imperdível é a Fire Whip. São 40 metros de altura e 700 metros de extensão, com cinco loopings ao longo do percurso. Tem capacidade para atender até 20 corajosos de cada vez, com vagões onde os frequentadores se acomodam aos pares. Ela é única montanha russa invertida do Brasil.
Penha
Não tivemos a oportunidade de conhecer Penha com mais calma para entende-la melhor, estávamos ali, como uma grande parte dos turistas que por lá passam, especificamente para visitar o parque. A cidade, majoritariamente pesqueira, além da gravitação em torno do Beto Carrero, parece ainda não ter despertado para todo o seu pontencial turístico. Como quase todo o litoral de Santa Catarina, não faltam recortes e praias bonitas. Falta ainda charme para o lugar, mas estou certo que com um pouco de tempo e trabalho focado no turismo, Penha ganhará qualidade na estrutura para ser um destino em si mesma.
Uma boa dica para se hospedar em Penha fora dos hotéis não muito atraentes em torno do parque é a pousada Ponta da Vigia. A pousada é na origem uma casa de praia espaçosa que foi transformada para receber hóspedes.
Alguns bons momentos na pequena Penha
Quanto não vale a inocência de brincar de estátua com os pequenos no coreto vazio de uma praça qualquer. Vendo as fotos da viagem, agora em retropspectiva, me toca o valor de momentos assim singelos e eternos. Não foi nada de mais, só um passeio sem pretensão para jantar em algum lugar depois de um dia de estrada. Momentos especiais não necessariamente precisam de ocasiões especiais para acontecer.
:: Serviço ::
Onde Ficar
Pousada Ponta da Vigia
www.pousadapontadavigia.com.br
Situada na pequena praia do Póa, a antiga casa de veraneio da família de Mariá foi transformada em pousada há 4 anos, mas mantém a atmosfera familiar e residencial.
Beto Carrero World
Rua Inácio Francisco de Souza, 1597Praia de Armação – Penha – SC – Brasil
CEP: 88385-000 (47) 3261-2222 www.betocarrero.com.br