Prática necessária para garantir os nutrientes de suas plantas
Todas as plantas necessitam de cuidados especiais ao longo do ano. Elas precisam de certos nutrientes, além de água e iluminação para garantir um bom desenvolvimento. A prática da adubação é baseada na reposição dos nutrientes retirados do solo pelas plantas. Num jardim, existem plantas com necessidades diferentes de certos nutrientes, e a adubação acaba se tornando uma prática necessária para plantas cultivadas principalmente em vasos, jardineiras ou canteiros internos.
Os adubos orgânicos têm maior capacidade de se fixar no solo permanecendo por mais tempo, embora sejam absorvidos pela terra mais lentamente. Os adubos químicos ou inorgânicos, são absorvidos mais rapidamente e sem dúvida, sua concentração é maior. A matéria orgânica aumenta a capacidade de absorção de água, além de conter os nutrientes necessários. Os adubos orgânicos tem na sua composição diferentes elementos químicos em quantidades semelhantes. Alguns dos mais usados são o húmus de minhoca, farinha de ossos, resíduos animais e vegetais.
Muito importante: Regue sempre as plantas depois da adubação!
Os adubos químicos mais usados são: NPK ( N: NITRIGÊNIO, P: FÓSFORO, K: POTÁSSIO)
N: NITROGÊNIO: age na folhagem da planta, estimula sua brotação e participa para a coloração verde das folhas;
P:FÓSFORO: ajuda no desenvolvimento das raízes. Estimula o florescimento e formação das sementes;
K:POTÁSSIO: ajuda na propagação de pragas e doenças e na produção de açúcares, melhorando a qualidade dos frutos e flores;
NPK 4-14-8: Usados para enriquecer flores e frutos. Ideal também para preparação de solo e plantio. O fósforo em grande quantidade contribui para uma ótima formação das raízes das plantas.
NPK 10-10-10: Usados para manutenções em geral quando a planta já está adaptada ao local.
A melhor opção é contratar um Paisagista ou Engenheiro agrônomo para cuidar do seu jardim e dar toda a consultoria necessária para não haver problemas futuros.
Na semana que vem confira mais dicas da BIHAI!