Na passagem das equipes pela cidade de Guaratinga, antigo fazendeiro conta sua história
O Ecomotion/Pro 2011 Extremo Sul da Bahia tinha como um de seus objetivos redescobrir o Brasil, mas conseguiu também descobrir pessoas com fantásticas histórias de vida. O Sr. Sidnei de Oliveira foi um dos maiores exemplos, por ser muito simpático e querer puxar assunto com todas as pessoas que eram de fora da cidade baiana de Guaratinga.
Com 88 anos de idade, fazia questão de apresentar a sua identidade e mostrar que nasceu no dia 25 de julho de 1923. Outro quesito que não deixava passar em branco era a sua plaquinha, sempre em mãos, de maior produtor de cacau de 2004 da cidade. Filho de comerciantes, o Sr. Sidnei é natural da cidade de Almenara, em Minas Gerais, e seu mudou para a região baiana junto do negócio da família há 61 anos.
Conta com orgulho que sua loja tinha 10 grandes portas e vendia praticamente de tudo. Porém, com o passar dos anos resolveu dar uma mudada de vida e deixou o comercio de lado para realizar o sonho de ser fazendeiro. Chegou a ter 21 fazendas entre as cidades de Itamaraju e Guaratinga, ambas na Bahia, mas diz ter vendido quase todas as suas terras ao longo dos anos e que atualmente possui apenas três fazendas. Emocionado, relembra o nome de duas propriedades em especial, a Fazenda das Oliveiras, em Itamaraju, e Fazenda Altamira, em Guaratinga.
Perguntado sobre o Ecomotion, o senhor achou que estava tudo muito bonito, mas fez algumas críticas a politicagem que acontecem na região e apontou algumas soluções para a melhora da condição de vida das pessoas da cidade. “Está ótimo, está bom, mas não é como era. Guaratinga era uma família, mas depois da política transformou isso tudo. Era uma família com muito amor, mas depois da política desmoronou o amor que existia na cidade. A cidade esta precisando de muita coisa. Faltam cursos, vários cursos para dar oportunidade para as pessoas daqui”, comentou o Sr. Sidnei.
*Em parceria com o Repórter Aventura, nosso editor viajou para o evento a convite da organização