Nada como colocar em prática as idéias para a construção de um mundo melhor. Com esse princípio, arquitetos das empresas Grontmij e Soeters Van Eldonk venceram uma disputa internacional de design elaborada para a criação do Wuhan New Energy Center (Novo Centro de Energia de Wuhan), o edifício mais sustentável do mundo.
O complexo, que começa a ser erguido na China em 2010, será um instituto de pesquisa sobre novas fontes de energia e sustentabilidade. Com uma forma semelhante a uma flor copo-de-leite, o prédio terá 140 metros de altura e será cercado de laboratórios em formato de folhas.
No entanto, os maiores destaques apresentados são referentes a emissão nula de carbono e também do consumo zero de energia elétrica, pois toda eletricidade utilizada será produzida no próprio edifício.
Para conseguir tal feito, o telhado será coberto por painéis solares de maneira a gerar sempre energia renovável. Na espécie de antena no topo do prédio, serão colocadas turbinas eólicas verticais, como outra fonte capaz de gerar e armazenar energia. Além disso, toda a água proveniente das chuvas que caírem sobre o edifício será coletada, filtrada e usada para consumo interno.
As bordas do edifício foram projetadas para controlar a temperatura interna da construção e uma chaminé central foi desenvolvida para ser capaz de maximizar a ventilação do ar.
Fotos: Reprodução