Filme dirigido por Rodrigo Cortés estreia no próximo dia 10
Abra os olhos. Você está em um espaço fechado, sob uma tonelada de terra iraquiana com 90 minutos de oxigênio, um isqueiro e um celular com pouca bateria. Esse é o destino de Paul, um civil americano feito refém e enterrado vivo pelos insurgentes iraquianos. O tempo está passando e cada segundo que passa ele fica mais perto de uma morte certa.
Um filme inteiramente construído em torno de um homem em um caixão: a experiência é única, original e, infelizmente para nós expectadores, bem sucedida!
O diretor espanhol Rodrigo Cortés, segue os passos do mestre e as influencias de Alfred Hitchcock são claras. Ele diz que se inspirou em filmes como Um barco e nove destinos (1944) e Festim Diabólico (1948) que tem o espaço de suas tramas limitado (um barco e um apartamento, respectivamente).
A música do filme também sofre grande influência Hitchcockiana e é a responsável por grande parte do suspense do filme. Aliás, uma das qualidades de Enterrado Vivo é justamente o trabalho que ele faz com a banda sonora. Diferentemente dos filmes atuais onde o som normalmente só faz eco ao que é mostrado pelas imagens na tela, sua banda sonora tem viva própria. Em muitos momentos de tela preta (lembrando que o personagem permanece enterrado durante todo o filme) o som é o único meio que o espectador tem de saber o que esta acontecendo. Por isso a troca entre filme e espectador é rica, já que junto com a tela preta e os barulhos vem a imaginação de cada um, visualizando internamente a vivencia do personagem naquele momento.
A fotografia trabalha muito bem os claros/escuros e com isso explora perfeitamente o espaço reduzido no qual esta o personagem transmitindo uma sensação angustiante e claustrofóbica. A respiração ofegante, os gritos, o choro do personagem nos atingem de uma maneira lacerante.
Sem dúvida Enterrado vivo é um jeito original de se fazer cinema e um bom trabalho que vale a pena ser conferido.
Ficha técnica
Título original: Buried
Elenco: Ryan Reynolds
Direção: Rodrigo Cortés
Gênero: Suspense
Duração: 95 min.
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estreia: 10 de dezembro de 2010.