Voo a Vela: uma experiência única de voar sem motor, com os princípios do pássaros

 

Você tem coragem de voar de avião? E de voar em um avião sem motor?  O PPOW viajou para Tatuí, cidade localizada a 131 km da capital paulista, para ter a experiência de fazer um voo de planador no Aeródromo de Tatuí.

 

(Foto: Divulgação)

Confira entrevista com Cesar Augustus Mazzoni, presidente do Aeroclube de Tatuí

 

O local é sede do Aeroclube de Tatuí, uma escola destinada à prática e ao ensino das atividades ligadas ao voo, em especial o voo em planadores. O aeroclube é reconhecido como um dos maiores de Voo a Vela do país em número de aeronaves e em número de pilotos formados ao longo de mais de três décadas.

Chamado de Voo a Vela, por uma alusão ao barco a vela (que utiliza as correntes de ar marítimas para navegar), o voo de planador aproveita as correntes de ar quente que se desprendem do solo para conseguir subir até 3 mil metros de altura e percorrer distâncias de mais 500 km. É o mesmo princípio utilizado pelos pássaros para deslocamento de grandes distâncias.

 

(Foto: Divulgação)

Para quem sonha em experimentar essa sensação, o Aeroclube de Tatuí oferece a possibilidade de realizar um voo de demonstração. Você realiza uma inscrição na secretaria do aeroclube, vai à pista acompanhado de um piloto, recebe instruções, entra numa lista de espera e faz um voo de aproximadamente 20 a 30 minutos.

“Fazer o voo demonstração é uma oportunidade única de experimentar a sensação de estar voando como os pássaros em si. Muitos que fazem o voo gostam tanto que voltam para fazer o curso regular.”, comenta César Augustus Mazzoni, presidente do Aeroclube de Tatuí.

 

(Foto: Divulgação)

Antes do voo o piloto apresenta os detalhes do planador, coloca o paraquedas e ensina os quesitos de segurança para o voo. Rebocado por um avião, o planador sobe até 600 metros de altitude, quando se separa da aeronave e é levado pelas correntes de ar quente. De cima é possível avistar as belezas da cidade de Tatuí e região.

Outro destaque do voo de planador é a questão da sustentabilidade. “O planador vem sendo considerado o esporte do novo milênio. Para decolar você vai gastar de 3 a 4 litros do rebocador e depois só depende das correntes da atmosfera. A relação litros por quilômetros percorridos fica muitas vezes de 80 a 100 km por litro. É algo fantástico.”, aponta Mazzoni. O custo para realizar o voo de demonstração é de R$ 160.

 

 

Aeroclube de Tatuí

Av. dos Aeronautas s/n, Tatuí, 18280-452
http://aeroclubedetatui.com.br/