Características e plantas que dão beleza ao rústico e ao simbólico
Apelo contemporâneo
Jardins desérticos são geralmente áridos, com presença de plantas xerófitas, ou seja, espécies que não necessitam de água com frequência mas a armazenam internamente em sua composição para períodos de estiagem.
O desértico chega a ser um estilo bem contemporâneo, livre em suas formas orgânicas, incluindo elementos como vasos, pedras e acessórios com formatos inovadores e materiais diferenciados.
Plantas com espinhos são bem comuns, o que o torna uma boa solução para quem sofre com animais que destroem plantas. Esse tipo de jardim tem baixa manutenção e não necessita de irrigações constantes, sendo ideal para locais de insolação direta e ventos fortes, como terraços e coberturas.
Como opção de jardins bem resistentes, sua característica marcante é a rusticidade.
Plantas indicadas: Cactus, Agaves, Lamiáceas, Lavanda, Babosa e Rosa de pedra, Palmeiras e árvores típicas de regiões desérticas.
Simbologia oriental
No Japão, China e Coréia, a arte do jardim se originou muito antes do século VI. Trata-se de uma atividade sagrada para essas culturas milenares. O paisagismo, assim, se tornou a própria arte sagrada, pois consegue expressar a verdadeira essência da natureza.
Os primeiros modelos de jardim vieram da China e representavam uma forma de divertimento e lazer para os Reis.
O jardim japonês é conhecido mundialmente por sua beleza e harmonia. Ele transmite paz e espiritualidade, valorizando elementos filosóficos, religiosos e simbólicos como a água, pedras e plantas.
Alguns elementos fundamentais encontrados em jardins japoneses:
– Cerejeira ornamental, conhecida como a flor da felicidade
– Acer vermelho
– Lanterna de pedra, significa a idéia de luz, tradição e espiritualidade
– Lago e carpas: a água significa vida e nela vivem as carpas, símbolo de fertilidade e prosperidade para os japoneses
– Ponte, significa evolução e amadurecimento
Plantas indicadas: Cipestres, Bambus, Azaleias, Rododendros, Acer, Cerejeira, Nandina, Ligustro e Junípero.
O universo maravilhoso dos jardins japoneses está diretamente ligado aos conceitos e princípios do Feng Shui, nosso tema da próxima semana! Até lá!
Fotos: Reprodução