Características e plantas que definem jardim informal ou clássico
Como área da Arquitetura da Paisagem, o paisagismo de jardins permite ao arquiteto especializado criar os mais diversos tipos de composição e estilo para atender os anseios e necessidades de seus clientes.
Mas em seu trabalho o profissional não pode deixar de levar em consideração o estilo da arquitetura e da decoração, além do ambiente (local) em que o jardim está inserido. Um ponto crucial desse estudo é, em primeiro lugar, conhecer vegetação local, clima, insolação e solo, para só então começar a criar e elaborar o projeto.
O aproveitamento do estudo de vegetação local facilita a utilização de plantas regionais de viveiros e produtores locais, otimiza tempo e custos e também contribui para preservar o meio ambiente.
Efeito natural
Com suas formas orgânicas e assimétricas, os jardins tropicais criam um efeito natural, que transmite a sensação de um ambiente pouco alterado pela influência do homem.
Roberto Burle Marx foi um grande amante dos jardins tropicais e nos proporcionou infinitas referências de belos projetos.
As características dos jardins tropicais são definidas com plantas de cores vivas e formas esculturais como palmeiras, dracenas, bromélias, helicônias, bananeiras, gengibres e orquídeas, entre inúmeras opções.
Clássica simetria
Os jardins europeus seguem um estilo clássico, desenhados com formas geométricas e linhas retas. Seus caminhos são simétricos e quase sempre há a presença de fontes, estátuas, vasos, arcos.
Esses jardins são caracterizados por plantas frutíferas, flores de diversas espécies e arbustos, geralmente podados para servir de cercas vivas.
Pequenas variações de espécies de plantas são devidas ao clima de cada local, como em regiões mediterrâneas e locais mais frios. Mas geralmente seguem essa linha clássica.
Dicas de plantas para uma composição europeia são as frutíferas, azaléias, viburnos, gardênias, camélias, pinheiros, kaizucas e buxinhos, entre outras.
Na próxima semana, falarei sobre os belos jardins japoneses e jardins desérticos.
Até lá!