Neste domingo, 12, a partir das 9 horas, o Clube Pinheiros de São Paulo promove um evento especial em comemoração aos 111 anos de sua existência: para relembrar o passado de atividades esportivas no rio despoluído de então, o clube convoca interessados a participar de uma expedição fotográfica como reflexão histórica e ambiental, organizada em parceria com a ONG Vitae Civilis.

Com três opções de percursos, a expedição será acompanhada por personalidades do esporte aquático que já usufruíram do rio para treinos e também por novos atletas que têm esperança de um dia ver o rio voltar à vida. Além disso, os fotógrafos Ricardo Rojas, João Raposo e Roberto Afetian estarão a postos para orientar os participantes nas sessões de fotos em cada percurso, que poderão ser feitas com qualquer tipo de equipamento.

Cada participante terá, depois, uma imagem selecionada e incluída na exposição “Rio Pinheiros, nas curvas da memória”, que será inaugurada no dia 17 de setembro e fica até 13 de outubro na galeria de arte do clube.

 

Cochos (para prática de natação) no Rio Pinheiros, 1932. (Centro Pró-Memória do Esporte Clube Pinheiros)

Willy Otto Jordan, hoje com 90 anos, foi um dos atletas que nos anos 30 treinavam natação no antigo clube, que se chamava Germânia. “Aprendi a nadar no rio, nadei da ponte de madeira do Morumbi até o cocho do Pinheiros. Servia de patrão para os barcos de remo, pois conhecia bem a passagem pelas corredeiras. Pescava lambaris com cauda vermelha e guarus para meu aquário, como também traíras para fritar em casa”, recorda ele, que participará do evento do próximo domingo.

Mais informações no site do Clube Pinheiros: www.ecp.org.br ou pelos fones 3598-9715 e 3598-9716

Mapa do trajeto: http://tinyurl.com/3yqq9xd