4ª Mostra SP Samsung de Fotografia reúne 25 imagens feitas pela fotógrafa
O Instituto Moreira Salles participa da 4ª Mostra SP de Samsung de Fotografia com a exposição A São Paulo de Hildegard Rosenthal, que reúne 25 imagens feitas pela fotógrafa na capital paulista durante década de 1940. Considerada uma das pioneiras do fotojornalismo brasileiro, Hildegard Rosenthal (1913-1990) registrou paisagens, cenas urbanas e tipos humanos, além de retratar personalidades do meio cultural e artístico de sua época. A exposição, que terá abertura na DOC Galeria em 25 de janeiro, é uma homenagem ao trabalho da fotógrafa, que em março completaria 100 anos. A mostra tem curadoria de Sergio Burgi, coordenador do acervo fotográfico do IMS, e reúne imagens de São Paulo que revelam um olhar sobre a cidade influenciado, por um lado, pela forte experimentação formal que Hildegard realiza a partir da arquitetura e do tecido urbano da metrópole em transformação e, por outro, pelo evidente fascínio que as ruas e personagens da cidade exercem sobre sua fotografia.
Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, participa do evento como coorganizadora do Ciclo de Conversas São Paulo em Pauta, que integra a 4ª Mostra SP de Samsung de Fotografia e terá mesas de debate gratuitas no Espaço Revista Cult, de acordo com a programação abaixo:
28 janeiro | segunda-feira
20h30 – Punk
Conversa entre o fotógrafo Rui Mendes, Clemente, líder da banda Os Inocentes, e o jornalista Alex Antunes, sobre o surgimento do movimento punk na cidade de São Paulo.
29 janeiro | terça-feira
19h30 – Arte em crise: uma visão fotográfica da cidade
com Agnaldo Faria e Mauro Restiffe. Mediação Thyago Nogueira, editor da ZUM
30 janeiro | quarta-feira
19h30 – O que não mata engorda: expedições gastronômicas na cidade
com Neide Rigo e Carlos Alberto Dória
31 janeiro | quinta-feira
19h30 – Onde eu nasci passa um rio: os caminhos urbanos da água
com José Bueno e Luiz de Campos, do projeto “Rios e Ruas”, e a urbanista Raquel Rolnik.
Sobre Hildegard Rosenthal:
Viveu até a adolescência em Frankfurt, na Alemanha, onde estudou pedagogia de 1929 a 1933. Morou em Paris entre 1934 e 1935. De volta a Frankfurt, estudou fotografia com Paul Wolff (1887-1951) – um especialista em câmeras de pequeno formato – e técnicas de laboratório no Instituto Gaedel. Em consequência do regime nazista, mudou-se para São Paulo, em 1937. Nesse ano, começou a trabalhar como orientadora de laboratório na empresa de materiais e serviços fotográficos Kosmos. Poucos meses depois, foi contratada como fotojornalista pela agência Press Information e realizou reportagens para periódicos nacionais e internacionais. Nesse período, documentou São Paulo, Rio de Janeiro, o interior paulista e cidades do sul do Brasil, além de retratar diversas personalidades da cena cultural paulistana, como o pintor Lasar Segall e o escritor Guilherme de Almeida.
Suas fotos permaneceram pouco conhecidas até 1974, quando Walter Zanini realizou uma retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC-USP. Em 1996, o Instituto Moreira Salles adquiriu sua obra fotográfica, constituída por cerca de 3,4 mil negativos. Desde então seu acervo passa a ser regularmente difundido através de exposições e publicações. Em 2009, o IMS publicou o livro Metrópole, com mais de 100 fotografias de Hildegard Rosenthal, organização e texto de abertura da historiadora Maria Luiza Ferreira de Oliveira e um conto de Beatriz Bracher inspirado na obra da fotógrafa.
:: Serviço ::
A São Paulo de Hildegard Rosenthal
De 25 de janeiro a 23 de fevereiro
De segunda à sexta, das 11h às 19h
DOC Galeria – Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena
Tel.: 11 3938-0130 www.docgaleria.com.br
Ciclo de Conversas da 4ª Mostra SP de Samsung de Fotografia
De 28 a 31 de janeiro
Espaço Revista Cult
Rua Inácio pereira da Rocha, 400, Pinheiros
tel.: 11 3032-2800