“A modernidade antecipada”, em obras de 1890 a 1940, na Pinacoteca
Com cerca de 250 obras entre pinturas, desenhos, cerâmicas e documentos, produzidas entre 1890 e 1940 pelo italiano Eliseu Visconti, a exposição “A Modernidade Antecipada” celebra o Ano do Momento Itália-Brasil ao expor pela primeira vez um conjunto tão significativo da criação do artista (Salerno, 1866 – Rio de Janeiro, 1944).
Eliseu Visconti foi, entre as décadas de 1890 e 1920, um dos artistas mais importantes do Brasil e um dos que mais participou de exposições estrangeiras, conquistando prêmios na França, nos Estados Unidos e no Chile. “A carreira artística de Visconti desenrolou-se no momento fundamental da história brasileira que se estende desde os últimos anos do Segundo Reinado até a Segunda Guerra Mundial. Ele pertence a uma geração que fez, em vida, a ponte entre o Brasil imperial e o Brasil moderno. Hoje sua obra integra as principais coleções particulares e públicas do país. A presente exposição representa uma oportunidade para que o público de hoje tome contato com a produção de Visconti, em toda sua extensão”, explica Miriam Serafim, que dividiu a curadoria da mostra com Rafael Cardoso e Tobias Visconti .
Destaque para as obras nas vertentes Simbolista e Impressionista, estilos em que Visconti é reconhecido como mestre na arte brasileira.
:: Serviço ::
Até 26 de fevereiro de 2012
Eliseu Visconti – A modernidade antecipada
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2, São Paulo – SP
De Terça a domingo, 10h às 18h
Ingresso: R$ 6; grátis aos sábados