Mostra inédita do artista plástico inaugura Galeria Canvas, em SP
Entre 11 de abril e 3 de maio de 2012, o novo espaço Canvas-SP Galeria abriga a série Windows, do artista hispano-brasileiro José Zaragoza.
A exposição reúne cerca de 30 trabalhos sob a curadoria de Emanuel Araujo. São obras inéditas da série que remete à passagem do furacão Glória por Nova York em setembro de 1985. Em telas de diferentes formatos, as pinturas captam o medo e a apreensão dos novaiorquinos ao protegerem suas janelas com um enorme X de fita crepe.
“A série Windows foi inspirada pelo medo que tomou conta dos novaiorquinos naquele verão de 1985. Na época eu mantinha um apartamento em Tribeca. Por causa desse medo, todos protegiam os vidros das janelas grudando fita crepe em forma de X para que não estourassem. Foi um pavor que dominou a todos durante um dia e uma noite, período em que ninguém conseguiu dormir, nem eu. E, afinal, o furacão Glória não deu as caras, mas eu continuei trabalhando nas obras”, revela Zaragoza. De seu apartamento, o artista decidiu pintar o que via, em um exercício voyer, amedrontado, mas também curioso, de sentido invasivo.
Zaragoza, o Z, da DPZ – Natural de Alicante, na Espanha, José Zaragoza completa em 2012 sessenta anos de Brasil. Apaixonado pelo desenho desde a adolescência, formou-se pela Escola de Belas Artes de Barcelona. Trabalhou como ilustrador e como fotógrafo antes de ingressar no campo da publicidade. Passou pela agência J.W. Thompson e fundou, em 1962, juntamente com Francesc Petit, o estúdio de design gráfico Metro 3. Em 1968, ao lado de Petit e Roberto Duailibi, criou a DPZ, da qual é o atual diretor de criação.
Zaragoza participou de três Bienais de São Paulo (63, 65 e 67), da 2ª Bienal de Havana, em Cuba (1986), além de ter feito a mostra “Não Matarás”, no MASP (1986). Expôs em Paris, Nova York, Barcelona, Madri, Roma, Lisboa, Londres, Haia, Ludwigshafen (Alemanha) e em Tóquio e Shizuoka (Japão), assim como nas mais importantes cidades brasileiras. Realizou, em 1999, um longa-metragem sobre São Paulo – “Até que a vida nos separe” e é autor de livros como “Layoutman” (Gold Medal no Galaxy Awards, nos EUA), “Zaragoza por Esporte”, “Olimpíadas e Futebol Arte”, “Desenhos Eróticos”, além de “Meio Século Revisão”, originado da exposição homônima realizada no Museu Brasileiro de Escultura, em 2005, com um panorama de seus 50 anos de carreira como artista plástico.
A Canvas-SP Galeria – Após esta exposição de abertura, a nova galeria tem programadas mostras de obras que compõem o seu acervo, além de coletiva de artistas argentinos convidados. Por meio de novos e criativos projetos, a Canvas visa abrir espaço para a aproximação do público de todas as idades e níveis socioculturais com a vanguarda da produção contemporânea em suas diferentes manifestações.
::Serviço::
De 11 de abril a 3 de maio de 2012
Exposição Windows, de José Zaragoza
Canvas-SP Galeria
R. Joaquim Antunes, 187 – Jd. Paulistano – São Paulo/SP
Tels. (11) 3061.5715/(11) 3061.9421
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados, das 12h às 16h
Entrada franca
www.canvas-spgaleria.com.br