A diretora executiva do São Paulo Open Centre, centro autorizado pela Cambridge English Language Assessment, em entrevista exclusiva ao PEOPLE explica sobre a importância de obter o certificado Cambridge

1 Qual a importância dos exames Cambridge?

As certificações Cambridge English carregam uma tradição de 100 anos de experiência em avaliação da proficiência da Língua Inglesa com reconhecimento e respeitabilidade internacional.  Ter feito um exame Cambridge English e ter seu certificado, significa ter a comprovação de proficiência reconhecida em mais de 140 países, o que agrega valor ao portfólio ou currículo profissional e que favorece a mobilidade das pessoas entre os países.

 

2 – Qual a importância de uma certificação internacional?

Ter uma certificação internacional é metaforicamente falando ter um passaporte reconhecido e aceito internacionalmente. É uma métrica válida em vários países.  Numa época em que as fronteiras entre os países estão mais diluídas e em que as pessoas se movimentam mais seja a trabalho, em processos de formação ou a turismo, a importância de ter uma certificação internacional cresce como um diferencial que abre portas para possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional crescentes.

 

3 – Atualmente, como está o inglês de colégios públicos e particulares?

Vivemos um momento de mudanças que num primeiro estágio ainda está na conscientização da necessidade de se fazer algo em prol da melhoria da qualidade do ensino da Língua Inglesa em nosso pais.  Trabalhando com os exames Cambridge English percebo que as escolas, especialmente as privadas, buscam novos referenciais, novas diretrizes que as ajudem a desenhar um currículo que permita a potencialização do ensino do Inglês. Estas que assumem a língua inglesa como uma disciplina que também, merece maior carga horária e melhor estrutura, tem tido melhores resultados. Muitas escolas privadas já estão se alinhando não só as diretrizes nacionais de nossos parâmetros curriculares, mas também às diretrizes internacionais do Quadro Comum Europeu de referência para as Línguas Estrangeiras (CEFR), o que com certeza as está conduzindo a um processo de potencialização do ensino. Nos colégios da rede pública existe também um movimento com projetos, investimentos públicos ou privados (ONGs) em ações de formação de professores e de ampliação da exposição dos alunos à língua inglesa. Estudos e pesquisas mostram que estamos vivendo um processo de mudança, mas ainda com resultados muito aquém do que necessitamos se nos compararmos com outros países.

 

4 – O que é preciso fazer para melhorar o inglês nestas escolas?

Em primeiro lugar trabalhar a formação dos professores especialmente quanto a sua proficiência linguística, para que as aulas possam ser dadas em inglês. Proficiência e conhecimento técnico metodológico potencializados darão ao professor maiores condições pessoais para motivar e desafiar os alunos para a aprendizagem da língua inglesa. Condições estruturais de materiais, carga horária ampliada, ou a criação de espaços interdisciplinares que permitam maior exposição dos alunos a língua e a cultura favorecerão a potencialização da aprendizagem. É importante que se destaque que no mundo cresce a internacionalização das escolas, da Educação Básica ao Ensino Superior e que necessitamos, tanto na rede pública como na privada, de metas de aprendizagem mais ambiciosas, de diretrizes nacionais mais exigentes. Nesse sentido, trabalhar com as diretrizes do Quadro Comum Europeu, com metas de progressão de aprendizagem para as 4 habilidades linguísticas (ler, escrever, ouvir e falar) e medir este percurso com a aplicação dos exames Cambridge English é um processo de gestão de qualidade do ensino que com certeza impactará positivamente na formação de nossos jovens.

 

 

5 – Quais as vantagens e as desvantagens de aprender inglês em aulas particulares?

O ato de aprender pode ocorrer de maneiras e formas as mais variadas e com resultados diversos muito em função do estilo de aprendizagem preferencial de cada um. Ter aula particular pode favorecer o desenho de um plano individual de aprendizagem com metas específicas para cada uma das 4 habilidades linguísticas alinhadas ao estágio de cada um, ou seja, a modelagem do programa poderá melhor se ajustar as necessidades pessoais, o que poderá ser mais eficiente em algumas ocasiões. Por exemplo, alguém precisa se preparar para uma entrevista de emprego que será feita em inglês, ou alguém terá que fazer uma apresentação para um chefe estrangeiro, ou seja, existe uma necessidade com um propósito específico. Sanadas possíveis necessidades individuais, as aulas particulares podem se tornar mais monótonas o que em grupo poderá haver maior possibilidade de interação e estimulação de vocabulário, diversidade de situações, pronuncias, ou seja, situação que se aproxima mais a maioria das situações reais da vida pessoal e/ou profissional.

 

6 – É preciso melhorar o nível dos professores de inglês das escolas? O São Paulo Open Centre desenvolve este tipo de trabalho?

Com certeza sim. Não só no Brasil, mas no mundo há um apagão de professores e de bons professores. Há um grande grupo de bons profissionais em fase de aposentadoria se afastando das salas de aula e precisamos estimular os jovens a abraçarem a área de educação. Nosso centro, São Paulo Open Centre, busca levar aos professores das instituições parceiras as ferramentas desenvolvidas por Cambridge English Language Assessment para dar suporte a formação continuada desses profissionais (Cambridge English Teacher ), além de fomentar a realização das certificações de proficiência e da formação metodológica (Teacher Knowledge Test). Estar próximo desses professores, dar-lhes apoio com recursos instrucionais, apoio técnico, auxiliá-los no desenvolvimento de suas carreiras é uma das nossas metas.

 

7 – Acrescente o que achar necessário.

Há uma realidade clara: precisamos fomentar a potencialização do ensino da língua inglesa para podermos transitar com maior competência na solução de problemas mundiais e no desenvolvimento de nosso país. A capacidade comunicativa é chave num mundo globalizado e com fronteiras diluídas e precisa estar na agenda de prioridades da educação nacional.