Programação traz o lançamento do livro “Maldita Animação Brasileira”, uma sessão especial de filmes de animação nacionais e um debate sobre os caminhos do gênero no Brasil
O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo é hoje um dos mais tradicionais e respeitados eventos dedicados ao formato do curta no mundo.
Em sua 26ª edição, tem como tema “Mobilidade Urbana”, uma reflexão sobre os problemas da cidade de São Paulo e as novas formas de usufruí-la. A programação exibirá gratuitamente 350 filmes de 52 países – selecionados entre mais de 3600 inscritos – em diversas salas de cinema e centros culturais da capital. Entre eles, estão o libanês “Ondas 98”, de Ely Dagher, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e o norte-americano “Mundo de Amanhã”, de Dom Hertzfeldt, ganhador de Sundance.
Em parceria com o Bristish Council, o evento traz o programa Transform UK Brasil, com filmes do festival inglês Encounters, palestra com o diretor Simon Ellis e workshop de animação com Ainslie Henderson.
Nesta sexta-feira (21 de agosto), a programação do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo dá destaque ao cinema de animação no Museu da Imagem e do Som (MIS):
Às 18h, o diretor e pesquisador Sávio Leite lança o livro “Maldita Animação Brasileira”, que mapeia as principais produções nacionais de animação. A obra será distribuída gratuitamente aos participantes do evento.
Na sequência, às 19h, acontece a sessão “Caminhos da Animação”. Serão exibidos nove curtas brasileiros de animação, como “A Lasanha Assassina”, de Ale Machado, “Amigãozão”, de Andrés Lieban, e “Laurinha”, de Thomas Larson.
A partir das 20h30, será realizado no LabMIS um debate com os diretores dos filmes apresentados na sessão especial. Com a coordenação do animador e presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Cesar Cabral, o encontro discutirá as perspectivas do curta de animação no Brasil e seus desdobramentos.
.
Toda a programação é gratuita!
.
:: SERVIÇO ::
26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Datas: 19 a 30 de agosto de 2015 – Entrada gratuita
Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp e espaços do Circuito Municipal de Cultura
Informações: www.kinoforum.org | www.facebook.com/kinoforum