Posturas do Yoga para abertura do peito e fortalecimento das costas
 
Dois asanas (posturas) – Bhujangasana (Postura da Cobra) e Urdhva Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando Para Baixo) – se assemelham nas posições e trabalham igualmente nossa exposição para o mundo, atuando beneficamente sobre a força e a coragem.

Em ambas acontece uma abertura do peito e do arco da coluna comprimindo a mesma. Porém, a diferença entre elas se torna nítida na execução: enquanto na primeira a abertura do peito é mais suave e o ancoramento no chão vem do ventre no chão, na segunda é mais forte a ação dos braços, ombros e costas, ficando o suporte do asana (postura) sobre o ventre, uma vez que o mesmo se eleva do chão.

Execução

Bhujangasana – Postura da Cobra 
Deitar com o peito para o chão (savasana frontal). Pernas estendidas, pés juntos. Encaixar o quadril de forma que o cóccix vá para a direção do solo. Púbis pressiona o chão. Movimento das coxas para cima e ligeiramente girando para fora. As mãos em alinhamento com os ombros.
Na inspiração, elevar o peito conservando a região lombar relaxada. A ponta dos dedos alinhados com os ombros. Elevar o tronco até o seu limite, de maneira que os braços se estendam até o ponto em que os ombros não subam. Manter em respiração livre. O quadril fica no chão. A força da postura vem das mãos tocando o chão, o ventre ancorado no chão. Sentir esse fluxo energético que a postura traz.
 
Urdhva Mukha Svanasana – Postura do Cachorro Olhando Para Cima
Deitar com o peito para o chão (savasana frontal). Estender os braços paralelos à frente e elevá-los do chão. Sentir a conexão, pressionando os pés para o chão. As mãos colocadas na altura da cintura, levar os ombros para trás encaixando as escápulas nas costas. Manter seu abdome forte para frente e para cima. A energia vem do ventre. Inspirar, elevando o tronco à frente e para cima. Expandir o peito.
  
Namaste

Importante: para a execução de qualquer postura, é essencial a orientação de um professor de Yoga.

Ilustrações: Reprodução