Exposição “Hiléia” traz fotografias de Antonio Saggese, feitas durante sucessivas viagens ao Pará entre 2014 e 2016. Ouça o podcast de Cesar Giobbi com essa e outras notícias para a Rede Jovem Pan clicando aqui.
O trabalho fotográfico de Antonio Saggese apresentado nessa exposição, foi realizado em sucessivas viagens ao Pará entre 2014 e 2016. Entre igarapés, furos e igapós dos rios amazônicos, registra em imagens monocromáticas a paisagem ribeirinha: a floresta vista da água, a floresta vista na água, multiplicada em reflexões. Além de várias fotografias de grande formato e uma impressão em tecido medindo 3,50 x 3,50 m, será apresentada a caixa “Hiléia”, com texto de Leon Kossovitch, “Saggese na Amazônia”, com 6 fotografias (pigmento sobre papel de algodão) medindo 30 x 40 cm cada .
Antonio Saggese, nasceu em São Paulo em 1950. Graduado arquiteto pela FAU-USP, Mestre e Doutor em Filosofia (Estética) pela FFLCH-USP. Dedica-se à fotografia desde 1969 e torna-se rapidamente profissional. Bolsista do Governo Italiano, vive em Milão entre 1983/84, fazendo estágios em estúdios de fotografia de móveis e design e cursos de aperfeiçoamento. Docente no Bacharelado em Fotografia e na Pós-graduação em Fotografia do SENAC, Pós-graduação em Fotografia da FAAP e Professor Convidado na ECA-USP. Seus trabalhos já foram expostos no MASP, MIS/SP, MAM/SP, Pinacoteca do Estado, Instituto Tomie Ohtake, SESC Pompéia, Bienal de SP, Bienal dos 500 anos, MAM/RJ, FUNARTE/RJ, Galeria Tempo, Individuais na Galeria Diaframma e Ken Dammy em Milão. Participou da Bienal de Havana em 1996. Participou do primeiro Arte-Cidade bem como da primeira seleção da Coleção Pirelli MASP. Suas fotografias fazem parte da Coleção do MASP, MAM-SP, MAM-RJ, MIS-SP, Museu da Fotografia de Curitiba, Coleção Joaquim Paiva, além de coleções particulares. Bolsa Vitae em 1992, Marc Ferrez em 1986, 1996 e 2014. Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, Melhor Exposição de Fotografia 1988. Prêmio na I Quadrienal de Fotografia do MAM-SP.