Lançado nesta terça-feira, 1 de fevereiro, o Art Project leva a tecnologia Street View para dentro dos maiores museus do mundo. Em colaboração exclusiva com os mais famosos acervos, o projeto permite descobrir e ver mais de mil obras de arte on-line, em nível inédito de detalhes.

Nos últimos 18 meses, o Google e 17 museus de arte, incluindo Altes Nationalgalerie, The Freer Gallery of Art Smithsonian, National Gallery (London), The Frick Collection, Gemäldegalerie, The Metropolitan Museum of Art, MoMA, Museo Reina Sofia, Museo Thyseen – Bornemisza, Museum Kampa, Palace of Versailles, Rijksmuseum, The State Hermitage Museum, State Tretyakov Gallery, Tate, Uffizi and Van Gogh Museum, trabalharam em conjunto para criar o site www.googleartproject.com.

A ideia consiste em reunir nesse endereço único uma super seleção de imagens de obras-primas de altíssima resolução, além de  mais de mil outras fotos, e proporcionar tours de 360 graus por galerias através da tecnologia Street View, agora aplicada “indoor”.

“Os últimos 20 anos transformaram e democratizaram o mundo da arte, com melhor acesso aos museus em diversos países e proliferação de obras públicas. E nós estamos muito satisfeitos por poder colaborar com os principais museus de arte ao redor do mundo para criar este estado da arte da tecnologia. Esperamos que ele inspire as pessoas, cada vez mais, onde quer que vivam, a acessar e explorar a arte, em novos e surpreendentes níveis de detalhamento”, declarou Nelson Mattos, VP de Engenharia do Google, no lançamento do site.

“Esta iniciativa começou com um grupo de Googlers apaixonados por tornar a arte mais acessível online. Conseguimos então, juntamente com os museus parceiros em todo o mundo, criar este recurso fascinante para os amantes da arte, estudantes e frequentadores casuais de museus, inspirando-os de modo virtual a visitar um dia a coisa real”, completou Amid Sood, diretor do Art Project.

Características e recursos

> Explore museus com tecnologia Street View – O recurso permite circular virtualmente por 385 salas e galerias, selecionar obras de arte e clicar para descobrir mais ou mergulhar nas imagens de alta resolução, sempre que disponíveis. O painel de informações traz detalhes sobre a obra, o artista e vídeos relacionados no YouTube. A galeria de interiores também pode ser explorada diretamente pelo Street View no Google Maps.

> Obras de arte em super resolução – Cada um dos 17 museus selecionou uma obra para ser fotografada em detalhe extraordinário pela tecnologia gigapixel. Assim, cada imagem contém cerca de 7 bilhões de pixels, permitindo ao observador estudar detalhes das pinceladas e pátinas além do que seria possível a olho nu. Detalhes difíceis de serem percebidos se tornam claros, como as pessoas escondidas atrás da árvore na tela “Aparição de Cristo ao povo”, de Ivanov.

Além disso, os museus forneceram imagens para uma seleção de mais de 1000 obras. A resolução destas imagens, combinadas com um exclusivo visualizador com zoom, permite que amantes da arte descubram aspectos das pinturas nunca vistos a tal proximidade, como as pessoas miniaturizadas no rio em “Vista de Toledo”, de El Greco, ou pontos individuais em “Grandcamp, Evening”, de Seurat.

> Crie sua coleção – Recurso que possibilita ao usuário salvar imagens específicas de mais de 1000 obras e construir seu acervo personalizado. Comentários podem ser acrescentados a cada obra e toda a coleção pode ser compartilhada com amigos e família.

Museus participantes e obras em gigapixels

> Alte Nationalgalerie – In the Conservatory, Edouard Manet (1878-1879)

> Freer Gallery of Art, Smithsonian – The Princess from the Land of Porcelain, James McNeill Whistler (1863-1865)

> The Frick Collection – St Francis in the Desert, Giovanni Bellini (started around 1480)

> Gemäldegalerie – The Merchant Georg Gisze, Hans Holbein the Younger (1497 – 1562)

> Museum Kampa – The Cathedral, František Kupka (1912-1913)

> The Metropolitan Museum of Art – The Harvesters, Pieter Bruegel the Elder (1565)

> MoMA, The Museum of Modern Art – The Starry Night, Vincent van Gogh (1889)

> Museo Reina Sofia – The Bottle of Anís del Mono, Juan Gris (1914)

> Museo Thyssen – Bornemisza – Young Knight in a Landscape, Vittore Capaccio (1510)

> National Gallery – The Ambassadors, Hans Holbein the Younger (1533)

> Palace of Versailles – Marie-Antoinette de Lorraine-Habsbourg, Queen of France, and her children, Louise Elisabeth Vigée-Lebrun (1787)

> Rijksmuseum – Night Watch, Rembrandt Harmensz. van Rijn (1642)

> The State Hermitage Museum – Return of the Prodigal Son, Rembrandt Harmensz van Rijn (1663-1665)

> State Tretyakov Gallery – The Apparition of Christ to the People (The Apparition of the Messiah), Aleksander Ivanov (1837-1857)

> Tate Britain – No Woman, No Cry, Chris Ofili (1998)

> Uffizi Gallery – The Birth of Venus, Sandro Botticelli (1483-1485)

> Van Gogh Museum – The Bedroom, Vincent van Gogh (1888)

Números do Art Project

> 11 cidades de 9 países

> 17 Museus

> 17 fotos em gigapixels

> 385 salas de exposição

> 486 artistas

> 1061 obras em imagens em alta resolução

> Mais de 6.000 panoramas em Street View

www.googleartproject.com

Mais sobre o projeto e o making of dos registros em cada museu, veja em
www.youtube.com/googleartproject

Fotos: Press Google